Skip to main content

A fim de conectar pesquisadores e startups, comunidades de negócios, órgãos governamentais e a sociedade civil, a USP vai lançar uma plataforma inovadora. Amanhã, 09, a Universidade de São Paulo vai lançar a Hub USP Inovação, uma plataforma focada em inovação e empreendedorismo.

Criada para fomentar parcerias e disseminar o conhecimento técnico de uma das maiores universidades do mundo, a  plataforma oferece informações detalhadas sobre iniciativas em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de organizações, programas, laboratórios e incubadoras ligadas à instituição.

“A USP é a primeira universidade no Brasil a ter um projeto desse tipo, que reúne e disponibiliza numa plataforma suas iniciativas, competências e tecnologias geradas em suas 42 unidades de ensino e pesquisa, distribuídas em sete campi em todo o estado de São Paulo”, afirma o Professor Marcos Nogueira Martins, coordenador da Agência USP de Inovação (AUSPIN), órgão responsável pelo projeto.

A ferramenta de pesquisa da plataforma, foi desenvolvida com participação do USPCodeLab, grupo de extensão universitária que tem como objetivo estimular a inovação tecnológica da USP. Sendo que, o grupo é formado por alunos de graduação, pós-graduação e professores, que se originou no Instituto de Matemática e Estatística.

“O Hub USP Inovação traz um levantamento abrangente de todas as áreas da universidade e estamos cadastrando as competências, serviços tecnológicos e equipamentos de cada um dos 5.300 professores atuais, além do legado representado pelas quase 1.200 patentes registradas pela USP, todas classificadas”, acrescenta Nogueira Martins.

Vale ressaltar que, existem mais de 1.700 empresas e startups formadas por alunos e ex-alunos da USP. Para se ter uma ideia, 7 dos 15 unicórnios (startups avaliadas em pelo menos 1 bilhão de dólares) brasileiros estudaram na instituição: Nubank, 99, Gympass, iFood, C6 Bank, Wild Life e Loggi.

Lançamento do Hub USP em evento online

O lançamento do Hub USP Inovação ocorrerá em um evento online amanhã, às 11h, 09, com o Reitor Vahan Agopyan, além de personalidades acadêmicas e do setor produtivo.

Após o evento online de lançamento da plataforma, às 11h30 de sexta-feira, o canal da AUSPIN no YouTube vai transmitir uma edição especial do projeto “Fala, Inovação”, um webinar para discutir perspectivas de qualificação profissional e da educação para a inovação e empreendedorismo.

Leave a Reply