A Vale, em parceria com a agência Africa Creative, lança uma série de conteúdos que revelam histórias autênticas da Amazônia. Apresentado pela cantora nascida no Pará Gaby Amarantos e pelo fotógrafo Bob Wolfenson, o projeto destaca personagens da floresta envolvidos em iniciativas em prol da preservação da floresta e da bioeconomia.
“A experiência de viver essa expedição no coração da Amazônia foi arrebatadora, uma experiência quase mística estar diante da natureza, que é tão poderosa, e encontrar pessoas que trabalham para que a floresta fique de pé, exista e se perpetue por séculos”, destaca Bob Wolfenson.
Com foco em ampliar o diálogo sobre sustentabilidade e valorizar a cultura amazônica, o projeto faz parte da estratégia da Vale para fortalecer sua presença na COP 30, que será realizada em Belém (PA), em novembro de 2025. A ação também reflete na comunicação o seu papel social, dando continuidade às campanhas institucionais lançadas desde dezembro do ano passado, que explicam a importância dos minérios no cotidiano das pessoas — seja nas festas de fim de ano, no dia a dia, nos esportes ou na música.
A Vale atua na região amazônica há quase 40 anos e ajuda a preservar cerca de 1 milhão de hectares de florestas no mundo, sendo 800 mil só no bioma amazônico – uma área seis vezes maior que a cidade do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A empresa também é a maior apoiadora da Cultura no Brasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, pelo 4º ano consecutivo, com destaque para o Pará e os outros estados onde atua.
“Empresas de qualquer setor precisam hoje de licença social para operar e, para isso, é fundamental criar conexões e proximidade com as pessoas. Em meio à jornada de transformação que a Vale está fazendo para ser mais aberta, próxima e transparente, este projeto é um movimento natural dentro da nossa estratégia de comunicação. Amplia a nossa proximidade e o nosso diálogo com a sociedade,” afirma Leandro Modé, diretor de Comunicação da Vale.
Collab nas redes sociais
A ação já começou com um post collab nas redes sociais da Vale e dos embaixadores, em que cada episódio trouxe um personagem de projetos que a Vale apoia. A jornada completa vai resultar em um minidocumentário, disponível em plataformas de streaming e no canal da Vale. Acompanhe aqui.
“Tecnologia é uma palavra que representa a Amazônia pra mim porque quando pensamos na floresta, a gente ainda tem uma visão estereotipada, acha que é só a árvore, o bicho, a mata, mas a Amazônia é tecnológica, expansiva, urbana, são várias Amazônias dentro de uma só. Então, entender que essa Amazônia é futurista, que ela está muito à frente, ela tem todas as respostas. Porque é se apaixonando por essa floresta, a gente vai lutar por ela e preservá-la”, Gaby Amarantos.
“Este projeto exemplifica como podemos unir arte, cultura local e conscientização ambiental de forma autêntica e transformadora. Gaby, um dos maiores nomes de Belém, leva o Bob Wolfenson, um dos maiores nomes da fotografia, ao coração da Amazônia, onde encontram histórias inspiradoras das pessoas que fazem parte desse ecossistema, com o apoio da Vale. Com isso, mostramos nosso trabalho de mais de 40 anos na região, pela floresta em pé”, finaliza Verônica Gordilho, co-COO da Africa Creative.