Vitrine Digital é a primeira live que o Google promoverá para promover os produtos e serviços das pequenas e médias empresas nacionais, que ainda sofrem com os impactos da crise causada após o início da pandemia da Covid-19. As empresas poderão mostrar seu catalogo diretamente de sua loja e tudo será retransmitido pelo canal do Google Brasil, no YouTube. A live terá a duração de aproximadamente 40 minutos a uma hora para as PMEs.  

Foram cerca de 500 empresas que se inscreveram para participar da live, e dividir as empresas selecionadas não foi uma missão fácil. As participantes serão divididas de acordo com os segmentos de atuação em playlists que foram criadas no Google Brasil. Durante a apresentação, além da divulgação dos produtos e seus serviços, as PMEs poderão interagir com a audiência em real time para mostrar seus canais de vendas.

                 

Apoio às PMEs durante a pandemia da COVID-19

Para a divulgação da Vitrine Digital, além de abrir as inscrições por meio do formulário, o Google contou com o apoio de parceiros como Instituto GUETTO, que coordena a plataformas como Kilombu, que visa reunir anúncios de negócios e serviços de empreendedoras e empreendedores negros; Rede Mulher Empreendedora (RME), rede de apoio ao empreendedorismo feminino; Transcendemos, consultoria especializada em diversidade e inclusão; e a plataforma de e-commerce VTEX.

“O Brasil é o primeiro país a receber a Vitrine Digital no mundo”, afirma Rodrigo Alarcon, gerente de marketing de produto do Google Brasil. “Acreditamos que ajudar as PMEs a explorar o universo dos vídeos on-line será fundamental para ajudar em sua recuperação durante este período de incertezas gerado pela pandemia do COVID-19.”

De acordo com uma pesquisa on-line do Google com 700 empreendedores brasileiros no mês de maio, 42% dos respondentes afirmaram ter sofrido um grau severo de impacto com a pandemia, com queda de faturamento de, no mínimo, 50%.

 

Empresas participantes

Entre os que farão sua estreia na Vitrine Digital, o Sofá Café apresentará ofertas de seus Cafés Especiais (em pacotes de 150gr e 250gr) e, a cada 250gr vendido, doará cinco bebidas de café (espressos ou macchiatos) para profissionais do projeto Fazedores RED, que tem o objetivo de homenagear a profissionais de serviços essenciais, como funcionários de hospitais públicos, bombeiros, cooperativas de catadores, entre outros. Até agora, a empresa já enviou bebidas para mais de mil médicos e equipes médicas no Hospital das Clínicas e Hospital do Servidor Público Estadual.

A Coaching da Cor School, uma empresa especializada em coaching de profissionais negros, usará o seu tempo para demonstrar seu programa de autoconhecimento. O programa é 100% on-line, com 8 módulos. Durante a live, a Coaching da Cor School  também pretende oferecer descontos para seus programas, que podem chegar a 90%.

Outra empresa que participará da Vitrine Digital é a Wonder Size, marca de moda plus size. Durante a live, a empresa irá apresentar produtos como legging, bermuda, top phelps, top básico, jogger e calça bailarina. Além disso, a Wonder Size terá promoções que incluem o desconto de 15% de desconto na compra de itens selecionados da linha. Para a empresa, a Vitrine Digital é uma forma tornar a marca mais conhecida, além de impulsionar as vendas. 

 

Formato inovador

A Vitrine Digital adota o formato do live commerce, estratégia de divulgação on-line que une o streaming e o e-commerce, uma tendência no Varejo em todo o mundo. Uma pesquisa realizada pelo Google com 1 mil consumidores on-line realizada entre 5 e 7 de junho, mostrou que brasileiro está aberto a um comércio digital mais interativo.

No total, 20% dos entrevistados disseram já ter usado algum mecanismo de venda on-line interativa, enquanto outros 26% dizem que conhecem o formato, mas nunca usaram e 27% afirmam não conhecer o live commerce, mas que há interesse em experimentar esse tipo de interação.

Em 2019, o Google já havia promovido uma experiência de live commerce com o Show da Black Friday, transmissão ao vivo produzida pela Play9 e coproduzida pela Dia Estúdio e transmitida em 10 canais do YouTube simultaneamente. O Show da Black Friday teve apresentação do YouTuber Felipe Neto e participação de alguns dos maiores criadores do País, alcançou mais de 5 milhões de usuários em 5 horas, e divulgou promoções exclusivas, de diversas marcas e varejistas.