O Lollapalooza já se foi, mas algumas questões duram o ano todo. A baixa presença de frequentadores negros do evento chamou a atenção mais uma vez. Assim, a empresa de telefonia e comunicação Vivo decidiu criar o projeto “Presença Preta”, que elabora um número de cotas para o evento destinados apenas à população preta.
O objetivo é trazer mais diversidade ao público e criar uma conversa de integração e reconhecimento dessa comunidade no cenário cultural. Para entendermos melhor como essa ideia funciona, o Adnews decidiu conversar com Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.
ADNEWS: Apesar da variedade de artistas, as cotas para negros mostram que o público do evento ainda é majoritariamente branco? Como essa atitude da Vivo pode causar mais conscientização dos frequentadores do evento?
MARINA DAINEZE: No LollaBR desse ano, decidimos usar a voz da nossa marca para discutir algo expressivo, decidimos como patrocinadores inspirar mais conversas sobre a presença negra em espaços de entretenimento ao realizar uma ação afirmativa dentro desse contexto. Desse modo, destinamos toda nossa cota de ingressos para pessoas negras, numa iniciativa que, além de promover mais inclusão nos espaços de música e entretenimento, também reforça nosso comprometimento com a diversidade e a inclusão, em um discurso alinhado com práticas e ações efetivas, gerando reflexão e promovendo mudanças sociais.
AD: Como a chegada do 5G e outras tecnologias de comunicação podem ajudar a trazer mais inclusão de pessoas negras?
MARINA: O 5G abre novas possibilidades como um todo. E na Vivo nós acreditamos no poder de transformação social que a tecnologia tem e a inclusão é um ponto essencial nesse processo. Somos uma marca inclusiva e diversa e buscamos apresentar as novas possibilidades que o 5G pode trazer com um olhar humano, inspirando um futuro possível, aliando o avanço da digitalização do país e a possibilidade de aproximar as pessoas de tudo aquilo que importa.
AD: O “Presença Preta” pretende continuar nas próximas edições? Possui algum objetivo de ampliação futura?
MARINA: O “Presença Preta” é uma iniciativa que dá continuidade aos projetos da Vivo voltados para dar visibilidade a cultura preta e abordar a representatividade racial na sociedade. Além dele, a marca já trouxe destaque para a discussão racial em outros projetos relevantes, como o Telas Pretas, que promoveu a maior exposição digital de artistas negros do país em lojas da Vivo; o Fábulas da Conexão, que com quatro curtas-metragens que mostram histórias que unem a tecnologia com elementos inspirados no realismo fantástico e narrativas brasileiras; o Vivo nas Ideias, primeiro reality show colaborativo e digital, transmitido via LinkedIn. Com o objetivo de contribuir para a inclusão e a promoção da cultura negra, e promover a inovação, o projeto nasceu em parceria com a Portland, agência de impacto social entusiasta da pluralidade conhecida por desenvolver projetos que capacitam e conectam jovens talentos ao mercado criativo; 2ª temporada do Teatro Vivo em Casa, tivemos quatro espetáculos de temática integralmente voltada à diversidade e cultura negra; e ainda o patrocínio a exposição “Enciclopédias Negras”, na Pinacoteca.