No próximo domingo (11), milhões de pessoas vão se reunir na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), para celebrar a diversidade na Parada do Orgulho LGBT+ e, pelo segundo ano consecutivo, a Vivo estará presente como patrocinadora do evento, consolidando uma série de iniciativas apoiadas pela marca ao longo dos últimos anos, como a mostra ‘Telas do Orgulho’, na SP-Arte 2023; a exposição ‘Cartografias Visuais para uma escrita LGBT+’, em exibição no Espaço Arte Vivo; e as peças ‘A Herança’ e ‘Tom na Fazenda’, que seguem em cartaz no Teatro Vivo, onde também acontecerá a coletiva de imprensa da Parada.
“Celebrar e abraçar a diversidade é viver no nosso tempo e estar atento ao mundo à nossa volta. Aqui na Vivo, participamos dessa conversa de forma genuína, defendendo a tecnologia como ferramenta para aproximar a comunidade LGBT+, tanto em ocasiões de celebração, quanto no acesso a direitos e outros momentos”, afirma Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.
Com o mote “Eu Vivo Esse Orgulho”, a marca levará para a avenida um trio com mais de 24 metros de extensão e substituirá as tradicionais telas de LEDs por painéis criados e confeccionados manualmente por artesãos. Durante todo o percurso, haverá apresentações de importantes artistas e a cobertura de creators, todos engajados com as causas da comunidade LGBT+.
Ainda como parte das ações, durante todo o mês do Orgulho LGBT+, os canais digitais da Vivo vão trazer conteúdos especiais para mostrar como diferentes configurações familiares acolhem e refletem o amor e vivem esse orgulho em família. A marca também trará um novo filtro de Instagram para as pessoas registrarem suas famílias diversas e o orgulho de ser parte delas.
Compromisso permanente
Na Vivo, o compromisso com a diversidade e a inclusão junto ao seu público interno é permanente. Desde 2018, a companhia tem um sólido programa de diversidade, pautado nos pilares de Gênero, LGBT+, Raça e Pessoas com Deficiência. Para o mês do orgulho LGBT+, a empresa preparou ações para celebrar a data junto com seus colaboradores. Será realizada uma ação conjunta com o time de saúde para falar do impacto psicológico de assumir a sexualidade em um ambiente corporativo. Também serão distribuídos cordões de crachá com a bandeira LGBT+ para os integrantes dos grupos de afinidade, e a Vivo irá iluminar os prédios de suas sedes em São Paulo com as cores que representam a causa.
Além disso, a empresa fará uma live interna sobre temática LGBT+. A iniciativa faz parte da Jornada Vivo Diversidade, que a cada mês, discute temas relevantes com toda a empresa. Cada assunto é acompanhado do lançamento de uma nova ação, política ou benefício.
A empresa também tem apoiado seus colaboradores trans na retificação de sua documentação pessoal, garantindo a individualidade, o orgulho e o reconhecimento de cada um. Na Vivo, os colaboradores trans utilizam os nomes sociais por eles escolhidos nos seus crachás e endereços de e-mail. A companhia é a primeira do setor de telecomunicações a integrar o Fórum de Empresas e Direitos LGBT+ e aderir aos Padrões de Conduta para Empresas, enfrentando a discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, pessoas trans e intersexo, parte do movimento Livres & Iguais, da ONU (2018). A Vivo, que acredita na tecnologia como uma ferramenta de transformação social, também aderiu a movimentos como o #MarcasAliadas, além de ter parcerias com organizações que apoiam a inclusão nas empresas: Transempregos e Fórum de Direitos LGBT+.
Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.