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Carla Schultz

Colunista - Diversidade e Inclusão. Publicitária, especialista em Diversidade e Inclusão, empreendedora, palestrante, LinkedIn Creator e mãe atípica da encantadora Manu, uma linda menina com síndrome de Down. Transformou seu amor de mãe em ações anti-capacitistas como CEO e fundadora da Conecta Diversidade, liderando projetos e workshops focados em inclusão e diversidade. Também fundou a Iniciativa Kids, conectando mais de 100 famílias em SP.

As histórias da iniciativa “Vozes da Diversidade” podem ser conferidas no canal oficial do Disney+ Brasil, no Youtube. São histórias que trazem emoção, realidade e muita representatividade para quem muitas vezes não consegue se identificar com o universo do entretenimento. O AdNews participou do PressDay e teve a oportunidade de conhecer algumas pessoas reais dessas histórias.

Impossível não se emocionar ao ouvir Victorya, uma linda moça de 21 anos, contar como o filme “A Princesa e o Sapo” fez parte de uma época muito difícil na sua vida na qual passou por inúmeras situações de racismo, violência em casa e na escola. Um dia, uma professora ao notar as situações que a menina passava na escola, exibiu o referido filme em sala de aula buscando empoderar a menina e conscientizar os alunos. Hoje, Victorya é uma moça empoderada que entrega muita representatividade na sua história.

Uma alegria poder conhecer a Sarah, uma linda moça de 25 anos, que afirma que representatividade é sobre pertencimento. Ela se identifica com a história de Procurando Nemo, um filme do ano de 2003 da Disney. Durante o papo com os presentes, duas frases dela resumiram perfeitamente o projeto: “Na minha vida, eu tive esses amigos que me ajudaram” (alusão aos amigos que Nemo fez no aquário); e “Tá tudo bem ser diferente” – Sarah ao comentar sobre ser uma pessoa com deficiência.

Já Breno, 36 anos, impacta não só pelo seu tamanho – ele é bem alto – mas, pela sua fala tão empoderada que conversa abertamente sobre o fato dele estar fora dos ditos padrões impostos pela sociedade. Ele alerta para a potência que é o acolhimento e a importância das redes de apoio, e conta para a gente com muita alegria sobre o impacto do filme Aladin na sua trajetória.

Além destas pessoas reais e tão generosas em dividir suas histórias, o projeto totalizou 10 vídeos, sendo que cada vídeo é focado em uma história, apresentando relatos verdadeiros, empoderados e autênticos de pessoas com deficiência, LGBTQIA+, negras e neurodivergentes, que tiveram suas vidas impactadas positivamente por personagens Disney.

Algo que nos impactou positivamente nesta campanha, foi o fato de que a Disney está mostrando que desde sempre suas histórias já falavam sobre Diversidade, ou seja, não são apenas as produções mais recentes. O momento agora é de dar mais voz para estes movimentos.

Além disso, segundo executivas da companhia, trata-se de um caminho sem volta, onde conteúdos e projetos alinhados com Diversidade e Inclusão já são parte do dia a dia de toda companhia. E a iniciativa “Vozes da Diversidade” foi criada para ser um hub para futuros projetos de DE&I que tragam representatividade. Sempre que conhecemos projetos de Diversidade, a editoria questiona sobre acessibilidade dos materiais. No caso da Disney, os vídeos da iniciativa foram todos produzidos trazendo recursos de acessibilidade, tais como a língua brasileira de sinais (libras) e legenda audiodescritiva. Ponto para a Disney.

Outro ponto interessante da iniciativa Vozes da Diversidade é que ela trás principalmente histórias de adultos, pois acreditam que o letramento pode partir deles, uma vez que as crianças já visualizam a diversidade de maneira mais natural.

Os vídeos também estão disponíveis no site disney.com.br/vozesdadiversidade, nos perfis das franquias Disney no Instagram (@disneystudiosbr, @disneyprincesabr, @marvelbrasil, @starwarsbr) e, posteriormente, serão publicados no perfil do Disney+ (@disneyplusbr), aproveitando o ecossistema de social media da Disney e contando com uma campanha de divulgação em sinergia com todos os canais de PayTV e Rádio Disney, site Disney e um projeto de conteúdo com o programa Altas Horas, da TV Globo.

O conteúdo foi idealizado pela New Vegas, agência digital da B&Partners.co, a partir de uma parceria com a Disney. A agência também foi a responsável pela curadoria das histórias selecionadas em colaboração com as equipes de DE&I e Marketing da companhia. Os roteiros, direção e produção dos conteúdos ficaram a cargo da produtora audiovisual Broders.Vozes da Diversidade é a nova campanha da The Walt Disney Company Brasil.

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