Skip to main content
Simone Catelli

*Simone Catelli é gerente de Marketing da Globant Brasil, empresa nativa digital focada em reinventar negócios por meio de soluções tecnológicas inovadoras.

*Texto por Simone Catelli

A segunda edição latino-americana do Web Summit, realizada no Rio de Janeiro no mês de abril, foi uma verdadeira imersão tecnológica, com experiências únicas sobre as principais tendências do setor de tecnologia. Ao longo de três dias de evento, os participantes puderam desfrutar de diversas apresentações sobre os temas que mais se discute atualmente, como inteligência artificial com casos práticos, sustentabilidade, representatividade feminina e diversidade.

Foram mais de 600 palestras, workshops, mesas redondas, além de estandes com experiências imersivas e a presença de mais de mil startups divididas em alguns pavilhões. São tantos atrativos que parece impossível aproveitar tudo que o evento oferece, não é mesmo?

Mas, existem alguns macetes que podem preparar os visitantes para desfrutar ao máximo cada momento da próxima edição, que já está marcada para os dias 27 a 30 de abril de 2025. Além de evitar certos apuros, as dicas são aliadas no direcionamento do networking, bem como da diversão (merecemos, né?). Confira abaixo:

 

1 – Prepare a agenda com antecedência

Por se tratar de um evento com uma programação extensa, é importante conferir tudo que vai acontecer antecipadamente. Assim, é possível selecionar as atividades que mais se alinham aos seus interesses e objetivos. No próprio aplicativo do evento você pode montar a sua programação.

 

2 – Credencial

A fila do credenciamento na edição de 2024 estava longa, com a média de mais de 30 minutos de espera. Se puder, retire a credencial no dia que antecede o evento e ganhe tempo para aproveitar a sua agenda!

 

3 – Esteja confortável

Fuja de trajes desconfortáveis e opte por vestimentas e calçados mais adequados para explorar o evento de forma mais tranquila. Além disso, leve comidinhas como snacks e frutas para comer ao longo do dia durante a sua programação. Ah, e não se esqueça da garrafinha d’água!

 

4 – Aproveite e caminhe!

São três pavilhões inteiros para andar, logo, há diversas atrações em cada lugar. Além dos conteúdos interessantes, separe um tempo na agenda para caminhar e visitar os stands sem muito compromisso, conhecendo o que há de novo. Há uma infinidade de atrativos para explorar!

 

5 – Almoço

Prepare-se, pois a hora de pico do almoço conta com filas enormes, que podem levar até uma hora de espera. Dessa forma, a melhor dica é ir uma hora antes ou após para se alimentar com mais tranquilidade. A praça de alimentação tem diversas opções de comida, lanches e fica funcionando durante todo o dia.

 

6 – Transporte

Por ser localizado longe da região central, o evento disponibilizou um ônibus especial para facilitar o transporte dos participantes. Essa opção foi a mais adequada, uma vez que a espera por motoristas de aplicativo pode durar horas. Mas caso ainda prefira essa opção, tente ir com mais pessoas para facilitar o transporte e evite a hora do rush, pois o trânsito ao redor fica bastante complicado.

 

7 – Networking

O evento é uma porta aberta para fazer novas parcerias de diferentes setores e geografias. Tanto para os que buscam conhecer outros colegas de profissão, quanto aos que querem apresentar suas soluções, o evento abre esse espaço. Além disso, são centenas de investidores presentes, prontos para conhecer novas formas de fazer negócio, aproveite a oportunidade!

 

8 – Startups

A edição de 2024 contou com a participação de mais de mil startups! Tire um tempo para escutar o pitch dessas empresas emergentes e se surpreenda com a paixão que move cada um desses empreendedores.

 

9 – Workshops e eventos paralelos

Participe de workshops, pois é possível aprender e fazer contatos ao mesmo tempo. Além disso, para reforçar ainda mais o networking, não deixe de participar do Night Summit, uma convenção complementar realizada após o fim das palestras. Esse é um ótimo momento para estreitar ainda mais o relacionamento com parceiros, clientes ou colegas.

 

10 – Cabeça e coração aberto

Mais do que um evento, o Web Summit Rio provou ser uma plataforma de transformação que impulsiona novos talentos em sua imensa diversidade. Por isso, é importante estar aberto para absorver ao máximo as informações ao longo da programação e estar disposto a sair da zona de conforto. Essa é uma oportunidade única para desfrutar um mar de possibilidades que impulsionam o nosso ecossistema de forma mais consciente.

 

*Simone Catelli é gerente de Marketing da Globant Brasil, empresa nativa digital focada em reinventar negócios por meio de soluções tecnológicas inovadoras.

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens