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A WPP, maior grupo de publicidade do mundo em número de funcionários, anunciou uma nova política global que exige que seus colaboradores trabalhem no escritório pelo menos quatro dias por semana. A mudança foi confirmada por Mark Read, CEO global, em um e-mail enviado aos funcionários na última terça-feira e entrará em vigor em abril deste ano.

A atualização se aplicará às operações da WPP em dezenas de mercados ao redor do mundo. Além disso, os funcionários também deverão estar no escritório em pelo menos duas sextas-feiras por mês, podendo escolher os outros dias em que trabalharão remotamente.

No comunicado, Mark Read destacou a importância do retorno ao convívio presencial: “Passar mais tempo juntos é importante para todos nós, e estamos fazendo essa mudança para que isso aconteça. A partir de abril, a expectativa na WPP será de que a maioria de nós passe, em média, quatro dias por semana no escritório.”

Read reforçou que o modelo não significa um retrocesso ao modo tradicional de trabalho: “Durante a pandemia, aprendemos o valor de maior flexibilidade em nossas vidas profissionais e da confiança para equilibrar trabalho e compromissos pessoais. Precisamos preservar esse espírito de flexibilidade e confiança, e vamos abordar essa transição com pragmatismo e empatia para as diferentes circunstâncias das pessoas.”

Ele também mencionou que haverá um processo claro para solicitações de maior flexibilidade, voltado a funcionários com responsabilidades de cuidado, questões de saúde ou outras necessidades específicas. Algumas funções que sempre foram remotas ou majoritariamente à distância permanecerão nesse modelo.

Ao justificar a decisão, o CEO apontou dados internos da WPP: “As informações mostram que níveis mais altos de presença no escritório estão associados a maior engajamento dos funcionários, melhores resultados em pesquisas com clientes e desempenho financeiro aprimorado. Muitos dos nossos clientes também estão adotando esse movimento e esperando o mesmo das equipes que trabalham com eles.”

A WPP, que controla agências como Ogilvy, Grey London e GroupM, conta com mais de 111 mil funcionários globalmente.

Essa decisão faz da WPP o primeiro grande grupo de publicidade a implementar uma política de presença no escritório de quatro dias por semana. Seus concorrentes, como Publicis e Omnicom, seguem modelos mais flexíveis, com exigência de três dias semanais no escritório.

No entanto, a Publicis já endureceu suas políticas. Em outubro de 2023, demitiu dezenas de funcionários nos EUA que não cumpriram sua política de retorno ao escritório, que exige presença mínima de três dias por semana, com segunda-feira obrigatória. Na ocasião, as demissões não impactaram os funcionários da MSL, principal rede de PR da Publicis.

Em entrevistas recentes, o CEO da Publicis, Arthur Sadoun, reforçou a importância do retorno ao escritório, afirmando que “a cultura importa” como argumento central para a medida.

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