De acordo com a YouGov BrandIndex, o Grupo Globo foi o grande vencedor do ranking do ‘Anunciante do Mês do Brasil’ em junho, com duas marcas do grupo registrando crescimento em sua eficácia publicitária. Entre os quase 450 produtos e serviços analisados, a plataforma de streaming Globoplay e a rede de televisão TV Globo tiveram os maiores aumentos no indicador “Consciência da publicidade”. O índice mede quantas pessoas se lembram de ter visto o anúncio de uma marca recentemente. De 26 de maio a 20 de junho, entre os dias de maior e menor desempenho, as marcas registraram aumentos de +9,75 e +8,8 pontos, respectivamente.
O terceiro lugar ficou a varejista de calçados esportivos Olympikus, com um aumento de +7,25 pontos em seu indicador durante o período. O quarto lugar ficou com a rede social Instagram, com +6,42, enquanto a companhia aérea Gol alcançou o quinto lugar com um aumento de +6,3.
Os demais Top 10 da lista do Anunciante do Mês foram a plataforma de streaming Amazon Prime Video (+5,37 pontos), a rede de restaurantes KFC (+5,25), a casa de apostas Betano (+5,18), a marca de fast food Burger King (+5,16) e a companhia aérea Latam (+5,08). Por outro lado, as linhas de produtos para cabelos Seda e Pantene se destacaram em junho por apresentarem as maiores quedas na Consciência da publicidade (-10 e -7,5 pontos, respectivamente).

(Foto: Divulgação/YouGov)
Atuação da Globo e Globoplay nas redes sociais
David Eastman, diretor-geral e Comercial da YouGov na América Latina, analisa a atuação das duas marcas campeãs no ranking de Anunciante do Mês. Segundo ele, as redes sociais da TV Globo e do Globoplay têm uma composição semelhante: a grande maioria de suas postagens são destaques dos programas, filmes e conteúdos que transmitem ao público. Enquanto as contas da TV Globo tendem a ter um número substancialmente maior de postagens diárias, as plataformas do Globoplay têm um tom muito mais livre. Isso ocorre porque eles frequentemente compartilham memes, compilações e galeria de fotos.
“Ambas as plataformas também costumam anunciar novos projetos e adições ao seu catálogo com antecedência nas mídias sociais. A TV Globo compartilha todos os meses os programas, transmissões ao vivo e conteúdo em destaque em uma lista, além de promover eventos especiais com postagens exclusivas. O Globoplay faz o mesmo, geralmente por meio de listas de reprodução de vídeos temáticos, separando o conteúdo em vários vídeos de acordo com o gênero (por exemplo, novelas e documentários)”, compartilha Eastman.
Além de sua estratégia de promoção igualitária, o diretor-geral acredita que um projeto pode ter tido um peso especial no crescimento da classificação de Consciência da publicidade do Globoplay. Por ocasião do Mês do Orgulho LGBTQ+, a plataforma de streaming estreou o especial “Falas de Orgulho”, um experimento/documentário social que foi altamente promovido nas redes sociais durante o mês. O programa, bem como o conteúdo adicional relacionado, pode ter se beneficiado do interesse no tema LGBTQ+ em junho, impulsionando a marca para o topo da classificação.

(Foto: Divulgação/YouGov)
Metodologia
YouGov BrandIndex coleta dados sobre milhares de marcas todos os dias. A Consciência da publicidade de uma marca é baseada na pergunta: “De quais das seguintes marcas você viu um anúncio nas duas últimas semanas?” Dados de pesquisas com adultos com 18 anos ou mais residentes no Brasil de 26 de maio a 20 de junho de 2024. A pontuação de Consciência da publicidade é baseada em uma média móvel de quatro semanas. A mudança nas pontuações de cada marca é calculada tomando a diferença entre os dias de maior e menor pontuação dentro do período.
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