Skip to main content

A Zamp, dona do Burger King e Popeyes no Brasil, finalizou a aquisição dos ativos da Starbucks no país e anunciou a contratação de Mariane Grechinski como nova vice-presidente responsável pela operação das cafeterias. Inicialmente, o valor da compra havia sido fixado em R$ 120 milhões, mas foi ajustado para R$ 101,8 milhões devido a fatores como a quantidade de lojas transferidas, o nível de estoques e a dívida líquida no momento da conclusão da transação. O valor ainda pode sofrer novos ajustes.

Segundo a Exame, a Zamp adquiriu todos os ativos do Starbucks que estavam sob a administração da Café Pacífico, uma empresa criada durante o processo de recuperação judicial da SouthRock para facilitar a venda das operações da marca no Brasil. Com a conclusão da compra, as ações da Café Pacífico serão incorporadas pela Zamp.

Mariane Grechinski, nova VP da Starbucks no Brasil, traz ampla experiência em administração de shopping centers, tendo atuado por mais de 10 anos na BR Malls e passado também pela Multiplan. Mais recentemente, ocupou o cargo de CEO na GuardeAqui, empresa de self storage comprada pela GoodStorage, além de ser conselheira em empresas como Estapar e Alphaville Urbanismo.

A aquisição da Starbucks fortalece a estratégia da Zamp de se consolidar como uma “house of brands” no setor de alimentação, sob a liderança do Mubadala, fundo soberano de Abu Dhabi, que detém 58,2% do capital da empresa. Além disso, a Zamp também obteve em setembro a aprovação do Cade para a aquisição da operação do Subway no Brasil, outra marca que pertencia à SouthRock.

O CEO da Zamp, Paulo Camargo, que já liderou o McDonald’s no Brasil, destacou que a empresa busca adquirir marcas líderes ou vice-líderes em seus segmentos, com o objetivo de expandir ainda mais o portfólio da companhia.