Skip to main content

É na cidade maravilhosa que o Zé Delivery prova, mais uma vez, que quando o assunto é bebida gelada, rápida e no precinho, a plataforma entrega tudo! Mas, dessa vez, de maneira diferente: pelos ares. O maior aplicativo de bebidas do país dá início a uma nova etapa de testes de entrega de bebidas via drone. O objetivo é estudar um novo modal de transporte de delivery, inovando na forma de levar novas experiências para os consumidores.

A novidade tem o apoio do Sandbox Rio, iniciativa de inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Rio de Janeiro, e foi apresentada nesta terça-feira (4) em uma simulação de entrega durante um evento realizado no Palácio da Cidade.

O evento marcou o início dos testes em terras cariocas. A rota inicial será com os produtos saindo do Centro de Distribuição da Ambev, em Jacarepaguá, sobrevoando o Rio Estiva e atravessando a Lagoa da Tijuca, onde o drone pousará em um “DronePort” nas proximidades do Freeway Center. De lá, um entregador parceiro do Zé Delivery será responsável por completar a rota da entrega até o consumidor.

Ao todo, o trajeto de 5km é realizado em 15 minutos. O drone de modelo DLV-2 tem capacidade para transportar até 25kg de produtos.

“Estamos muito animados com essa nova etapa de testes. O SandBox Rio é uma ótima iniciativa para impulsionar projetos de inovação, e esse apoio com certeza vai nos ajudar a desenvolver a tecnologia do drone da melhor forma. O propósito do Zé é entregar a melhor experiência para os nossos consumidores, seja por terra ou, como agora, pelo ar”, afirma Fernando Mazzarolo, vice-presidente do Zé Delivery.

A expectativa é que, no futuro, as entregas ganhem novas rotas, como a orla de uma das praias cariocas, e a marca ganhe eficiência nas entregas com drone, principalmente em locais de difícil entrega rápida. A iniciativa busca ampliar o diálogo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para aprimorar o uso do espaço aéreo não tripulado e viabilizar novas rotas de voos. Além disso, o modal ajuda na diminuição das emissões de CO₂, tornando a operação mais sustentável.

Primeiros Testes

Os novos testes são uma continuação do projeto criado em 2021, em parceria entre a Ambev e a startup Speedbird Aero, para estudar o delivery de bebidas da empresa por drones. A empresa realizou o primeiro voo de teste na cidade de Jaguariúna, no interior de São Paulo, onde fica uma de suas fábricas.

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.