Skip to main content

Anualmente a Interbrand, consultoria global de marcas, realiza um estudo onde apresenta as 25 marcas mais valiosas do mercado brasileiro. Com o objetivo de compreender melhor como essas empresas se comportam no ambiente digital a Zeeng, primeira plataforma de big data analytics voltada para o setor de marketing e comunicação, em parceria com a Bluma Hub, empresa focada em estratégias digitais, preparou a segunda edição do ranking da presença digital das marcas citadas no levantamento.

O ranking analisa o impacto positivo de um bom posicionamento na internet na visão dos consumidores. No estudo, foram analisadas as seguintes categorias: ativo social, comparação do número de seguidores, fãs e inscritos que cada marca possui em suas redes sociais; web analytics que compara a autoridade dos domínios e relevância entre os sites e o social analytics que analisa o comportamento de cada marca em suas redes sociais oficiais e leva em consideração informações como: engajamento, ativo social, share of voice e volume de interações.

“Nesta segunda edição, o nosso intuito foi estimular ainda mais a reflexão sobre o comportamento das grandes marcas no ambiente digital e apresentar um comparativo com o primeiro estudo, apresentado no começo de 2019. Dessa maneira, conseguimos entender melhor o caminho percorrido por essas empresas”, comenta Paulo Henrique Gomes, head of growth da Zeeng.

Ao todo, as empresas foram divididas em quinze setores. Entre elas, alguns destaques:

Financeiro – No ranking nota-se a presença de quatro marcas: Itaú, BTG Pactual, Bradesco Banco do Brasil. Embora esteja entre as mais valiosas, a BTG Pactual não aparece entre as top cinco no posicionamento digital dentro do segmento financeiro e o Banco do Brasil, que aparecia como primeiro colocado no Score, caiu para última posição no período.

“Quando olhamos o estudo notamos que Nubank e Caixa Econômica Federal se fortaleceram muito no ambiente digital. E, apesar da lista de ativo social manter-se muito parecida como a do último estudo, nós temos grandes reposicionamentos em web analytics e notícias. Nas duas métricas o antigo líder, Banco do Brasil, perdeu posição para CEF, Bradesco e Itaú”, afirma Eduardo Prange, CEO da Zeeng.

Cervejeiro – As empresas mais relevantes no ambiente digital são Skol, Brahma, Eisenbahn e Cervejas Colorado. Houve uma diferença no mercado cervejeiro, já que as cervejas Itaipava e Wals (presentes na última análise) saíram do top cinco e deram lugar às marcas Eisenbahn e Cervejas Colorado. Um ponto de atenção é o fato da Skol ter perdido posicionamento em Web Analytics e a Brahma ter se recolocado nesta mesma categoria ascendendo de 1.1M para 390k.

Higiene pessoal, perfumaria e cosméticos – Os destaques foram Natura, Salon Line, Tô de Cacho, O Boticário e Quem disse, Berenice. Entre elas, a Natura manteve sua posição digital entre as cinco marcas com presença mais relevante no segmento, apresentou uma ascensão em web analytics e continua com uma estratégia de notícias alinhada. A empresa ainda tem oportunidades de crescimento relacionadas a seu ativo social para estratégias digitais.

Energia, petróleo etc. – Assim como no estudo do começo do ano, as empresas que estão no top cinco são: Petrobras, Ipiranga, Atvos, Raízen e CPFL Energia.  Porém, no estudo anterior, a Ipiranga e Petrobrás apresentavam um Score muito próximo, entretanto agora há uma grande diferença de pontuação entre elas. Em relação às notícias, nota-se grande diferença entre a Petrobrás e as demais marcas, por ser constantemente citada em matérias relacionadas à política nacional e notícias sobre economia e investimentos.

Moda e vestuário – Os destaques são C&A, Lojas Renner, Riachuelo, Marisa e Hering. As Lojas Renner seguem em primeiro lugar em relação aos rankings de ativo social e web analytics, mesmo que todas as marcas tenham apresentado crescimento em ativos sociais. E no ranking digital também se observou que a marca Reserva, que no estudo anterior estava no top cinco, deu lugar à Hering, que ainda possui grandes oportunidades para explorar este universo e apresentar crescimento.

Lojas de vendas online – Magazine Luiza, Submarino, Casas Bahia, Americanas e Netshoes, são destaques no top cinco. Permanecem em evidência as três marcas brasileiras que estão presentes no estudo das mais valiosas. Seguindo a Magazine Luiza na liderança das marcas. Netshoes entrou para o ranking das cinco mais bem posicionadas digitalmente, ficando no lugar do Polishop o que influenciou diretamente no posicionamento digital das Casas Bahia que decresceu de posição em ativo social, web analytics e notícias. As três marcas (Magazine Luiza, Casas Bahia e Americanas) possuem gaps para alinhamento de estratégias digitais.

Para conferir o estudo completo com todos os setores, acesse aqui

Leave a Reply