Skip to main content

A Meta disse nesta terça-feira (9) que ocultaria os conteúdos mais sensíveis de adolescentes no Instagram e no Facebook em meio à pressão global dos reguladores para que a gigante da mídia social proteja as crianças de conteúdo prejudicial em seus aplicativos.

A mudança dificultará que adolescentes encontrem conteúdos delicados, como suicídio, automutilação e transtornos alimentares, ao usarem recursos como pesquisa e exploração no Instagram. Por padrão, todas as contas de adolescentes estarão sob as configurações de controle de conteúdo mais restritivas nos dois aplicativos, e termos de pesquisa adicionais serão limitados no Instagram.

 

“Queremos que os adolescentes tenham experiências seguras e adequadas à idade em nossos aplicativos. Hoje, estamos anunciando proteções adicionais focadas nos tipos de conteúdo que os adolescentes veem no Instagram e no Facebook ”, diz a postagem da Meta em um blog.

 

De acordo com o blog da Meta, mesmo que um adolescente siga uma postagem na conta sobre tópicos delicados, essas postagens serão removidas do feed do adolescente. A empresa disse que as medidas, que devem ser implementadas nas próximas semanas, ajudariam a proporcionar uma experiência mais “adequada à idade”.

A Meta está sob pressão tanto nos Estados Unidos como na Europa devido a alegações de que as suas aplicações são viciantes e ajudaram a alimentar uma crise de saúde mental juvenil. Procuradores gerais de 33 estados dos EUA, incluindo Califórnia e Nova York, processaram a empresa em outubro, dizendo que ela enganou repetidamente o público sobre os perigos de suas plataformas. Na Europa, a Comissão Europeia procurou informações sobre como a Meta protege as crianças de conteúdos ilegais e prejudiciais.

A pressão seguiu-se de um depoimento de um ex-funcionário da Meta, Arturo Bejar, no Senado dos EUA, que alegou que a empresa estava ciente do assédio e de outros danos enfrentados pelos adolescentes nas suas plataformas, mas não agiu contra eles.

Bejar pediu que a empresa fizesse mudanças no design do Facebook e do Instagram para estimular os usuários a adotarem comportamentos mais positivos e fornecer melhores ferramentas para os jovens gerenciarem experiências desagradáveis e disse que sua própria filha recebeu avanços indesejados no Instagram, problema que ele chamou a atenção da liderança sênior da empresa. Porém, Meta ignorou  seus apelos.

As crianças são há muito tempo um grupo demográfico atraente para as empresas, que esperam atraí-las como consumidores em idades em que possam ser mais impressionáveis ​​e solidificar a fidelidade à marca. Para a Meta, que nos últimos anos tem enfrentado uma competição acirrada com o TikTok por usuários jovens, os adolescentes podem ajudar a atrair mais anunciantes, que esperam que as crianças continuem comprando seus produtos à medida que crescem.

*Foto de capa: iStock

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens