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As novidades no mercado não param e 2023 foi um ano repleto de novidades, principalmente para as agências digitais. O home office permaneceu forte, as estratégias online se viram cada vez mais em destaque e os clientes, bem como consumidores, cada vez mais exigentes.

Em meio a tantos pontos a se considerar e uma tecnologia cada vez mais presente (o ChatGPT e a inteligência artificial fizeram um grande sucesso em 2023), cada vez mais empreendedores estão vendo a necessidade de ir além, buscando formas de tornar os processos do dia a dia mais eficientes.

Falando especificamente sobre agências digitais, uma pesquisa realizada pelo Instituto Mestre GP e pela ferramenta de aprovação fornecedor-cliente Collabee, mostrou a relação entre agência-cliente na gestão de projeto e a busca pela otimização das interações em cada nova demanda.

A seguir, vamos compartilhar alguns dos principais dados do estudo e explicar como as agências digitais veem a automatização.

A demora na aprovação é o maior desafio das agências digitais

Cada vez mais pessoas buscam se manter presentes no ambiente online, isso é fato. Entretanto, muitos clientes ainda sentem dificuldades para se organizar e levar com tamanha seriedade este processo.

Por isso, entre os 83 respondentes da pesquisa, 75% apontou que a demora na aprovação de projetos é o maior desafio na relação agência-cliente. Este desafio é seguido de mudanças no escopo (70%) durante a execução do projeto.

A realidade é que grande parte dos clientes que, atualmente, buscam por uma agência digital querem resultados positivos de forma imediata. Entretanto, poucos entendem a importância de um alinhamento inicial para o sucesso do projeto e deixam passar o tempo de aprovação ou, ainda, mudam o escopo em meio o projeto, prejudicando diretamente os resultados esperados e o tempo de conclusão previsto para tal demanda.

O impacto que o aprimoramento do fluxo de aprovação entre agência e cliente pode trazer

Com tais desafios em mente, a pesquisa questionou os entrevistados sobre o impacto que o aprimoramento do fluxo de aprovação pode proporcionar. Assim, 87% dos entrevistados apontaram ver potencial médio ou alto de melhoria no fluxo de aprovação agência-cliente quando soluções para gestão de demandas foram implementadas.

Além disso, 59% afirmaram ter um aumento na produtividade e eficiência, enquanto 58% disseram que a automatização simplificou o processo.

Vale destacar que, quando falamos em fluxo de aprovação, o WhatsApp e E-mail ainda são as opções mais usadas. 76% dos entrevistados apontaram que ambas são as principais ferramentas utilizadas na aprovação de demandas com o cliente.

Considerando que os empreendedores possuem a noção de que o aprimoramento do fluxo de aprovação pode trazer um impacto forte em seu dia a dia e questionados sobre o recebimento de demandas atual, 41% dos entrevistados apontaram um fluxo pouco estruturado, com os materiais enviados exclusivamente por e-mail. Ainda, 4,8% apontam que este processo é feito de forma totalmente informal, sem nenhuma organização ou plataforma/ferramenta de gestão de projetos.

Em contrapartida, também tivemos empreendedores que já buscam plataformas/ferramentas de gestão de projetos, sendo 34,9% apontando ter um fluxo estruturado.

 

Dados da pesquisa realizada pelo Instituto MestreGP em parceria com a Collabee ((Divulgação/ Instituto MestreGP)

 

Principais serviços oferecidos pelas agências digitais e as dificuldades para a conclusão dos projetos

Uma agência digital tende a oferecer um amplo catálogo de opções aos seus clientes. De campanhas para redes sociais até desenvolvimento de sistemas. Mediante aos entrevistados, as campanhas de display media foram elencadas como as principais solicitações dos clientes.

Campanhas para redes sociais, campanhas com influenciadores e sites institucionais também ficaram no topo entre os principais tipos de projetos.

Desenvolvimento de sistemas é o que menos se destaca (Divulgação/ Instituto MestreGP)

Em conjunto com os principais projetos, também temos desafios a serem enfrentados. Além dos já citados contratempos com prazos e mudanças no escopo, as agências digitais ainda enfrentam desafios relacionados a verba inadequada (57%), falha de comunicação (40%), falta de colaboração do cliente (36%) e planejamento ineficiente (27).

Como chegamos a estes números?

Os dados apresentados neste artigo foram levantados através de uma entrevista feita com 83 empreendedores, entre gerentes (36,1%), diretores (24,1%), coordenadores/supervisores (12%), CEO (10,8%), analista (7,2%), entre outros cargos.

Tratava-se, em sua maioria, de agências de comunicação/publicidade nacional e independente (44,6%) e agências de comunicação/publicidade que faz parte de grupo internacional (30,1%). Além disso, 49,4% das agências entrevistadas contam com mais de 100 pessoas em seu time, enquanto 37,3% possuem entre 11 a 99 colaboradores.

A pesquisa foi feita em outubro de 2023, sendo a maioria dos participantes residentes do estado de São Paulo, representando 87% dos participantes.

Veremos mais foco na relação agência-cliente na gestão de projetos em 2024?

Uma coisa é fato: os empreendedores e líderes das agências digitais entendem como a automatização e, acima de tudo, a relação agência-cliente na gestão de projetos algo importante para o dia a dia da sua empresa. Com novas tecnologias (como a inteligência artificial) chegando com ainda mais força em 2024, possivelmente veremos ferramentas de gestão de aprovação sendo destaque no próximo ano.

Facilidade, praticidade e sucesso na execução de projetos é o que toda agência digital busca. Considerando uma internet cada vez mais rápida e a preocupação para com campanhas específicas sendo perdidas, um fluxo de aprovação organizado se torna cada vez mais prioridade. Assim, nada melhor do que boas ferramentas para auxiliar neste processo.

Além disso, não podemos esquecer das melhorias obtidas com a utilização de uma solução de gestão de demandas. Mapear e reduzir riscos (78,3%), alinhamento eficiente (71,1%) e aumento da produtividade e eficiência (59%) estão entre os principais, na opinião dos entrevistados.

Melhorias com uso das soluções de gestão de demandas (Divulgação/ Instituto MestreGP)

É tempo de rever as estratégias e buscar pelo melhor. O foco é o sucesso e o investimento em recursos e ferramentas para que este resultado seja alcançado por ser mais do que essencial.Por fim, não se esqueça de conferir como escolher uma ferramenta de gestão de aprovações com sucesso e melhorar seu fluxo de trabalho.

 

A pesquisa completa você encontra neste link: https://conteudo.collabee.io/pesquisa-a-relacao-agencia-cliente-na-gesto-de-projetos-2023

 

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