Skip to main content

As marcas entraram realmente de “cabeça” no lançamento do filme ‘Barbie’, é o verdadeiro “Barbiecore”. Promoveram campanhas, ativações e muitos produtos na cor rosa. Podemos ver o investimento nesse universo desde grandes marcas até pequenos empreendedores.

O Burger King montou até uma casa da Barbie em uma de suas unidades, além de um combo temático elaborado pela rede de fast food em parceria com a Warner Bros. e a Mattel.

Por outro lado, nem todas as marcas usaram realmente o nome e a marca ‘Barbie’ nos produtos, alguns de forma proposital, por conta dos direitos de propriedade intelectual, e outros talvez nem tenham a intenção de lembrar a Barbie e se tornam parte do movimento pela percepção dos consumidores ou apenas por usar a cor rosa.

O lançamento do filme da Barbie mostrou que a cultura pop ainda tem grande poder de influência nos hábitos de consumo dos brasileiros. De acordo com dados da Linx, empresa especialista em tecnologia para o varejo, as buscas contendo o termo ‘Barbie’ dobraram em junho em relação a maio. Já em julho, mês de estreia no Brasil, a procura chegou a aumentar 10 vezes em relação ao mês anterior.

Durante as últimas semanas de julho, as buscas pela cor rosa em plataformas de vendas online aumentaram 500% em comparação à média dos meses anteriores. Já a procura por “roupas rosa” teve um aumento impressionante de 300% em relação a junho.

Alguns exemplos de marcas que não usaram o nome Barbie, mas tiveram produtos associados são:

Starbucks

Um frapuccino cor-de-rosa do Starbucks Brasil chamou a atenção nas redes sociais nas últimas semanas e chegou a ser apelidado pelos clientes como “Frapuccino da Barbie”.

Apesar da bebida não ter esse nome, não estar no cardápio e a empresa ter afirmado que a bebida não é oficial e sim uma criação dos próprios consumidores, o fato é que o produto acabou dando bons resultados de visibilidade e colocando a rede de cafeterias na conversa sobre o filme. Inclusive diversos conteúdos estão circulando nas redes sociais ensinando como pedir a bebida, confira um deles.

https://vm.tiktok.com/ZM2vaDBuv/

Bob’s

O Bob’s lançou uma linha de sobremesas com Big Cascão, Bob’s Max e Milk-Shake com o sabor de 7Belo, consequentemente na cor rosa, em parceria com a Arcor. O público logo associou à Barbie e assim também alavancou as vendas das sobremesas.

https://vm.tiktok.com/ZM2vmgG7f/

Santa Lolla

A linha de bolsas da Santa Lolla conta com algumas bolsas na cor rosa e modelos que lembram realmente a bolsa da personagem. Dessa forma, muitos consumidores compraram as peças associando à boneca, diversos vídeos também viralizaram nas redes sociais, impulsionando as vendas das bolsas.

https://vm.tiktok.com/ZM2vaHfr8/

O que é Barbiecore?

O nome Barbiecore faz referência à boneca que está tão famosa no momento, com foco especialmente na cor que ela se associa. É o enaltecimento do rosa-choque, quanto mais vibrante for o rosa, mais Barbiecore é. E também é a celebração da feminilidade e nostalgia da grande história da boneca Barbie, que fez parte da vida e infância de diversas meninas.

Além disso, Barbie se tornou um símbolo do empoderamento feminino, motivando muitas mulheres a acreditarem no seu potencial.

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. Aqui, o amanhã já está acontecendo. ????