Skip to main content

Atualmente, está claro para os profissionais de marketing o quanto é importante ter uma estratégia definida quando falamos em construção de um bom conteúdo e como essa prática tem feito parte das estratégias de muitas empresas para a geração de conhecimento da marca, engajamento e conversão de oportunidade.

Antes de sair criando seus conteúdos, o primeiro passo é analisar quem é o seu público-alvo, ou seja, definir os seus potenciais clientes. A primeira dica é conversar com o seu time comercial, pois esta é a área mais indicada para apoiar nessa construção. Por meio de perguntas estruturadas, é possível mapear seu público ideal e quais conteúdos poderão lhe interessar.

A segunda dica está relacionada a possíveis perguntas que poderão nortear a construção deste público e, também, no auxílio para a definição da estratégia de marketing de conteúdo. Os questionamentos podem envolver tópicos como:

– Qual é o perfil desse público?

– Quais são suas reais necessidades e dores?

– Quais os desejos do seu público?

– Como se comunicam seus concorrentes?

– Há diferenciais do seu produto ou serviço?

Como estamos falando da temática público-alvo, não temos como não abordar sobre os conceitos de persona e ICP (Ideal Customer Profile), em português, Perfil do Cliente Ideal. Por mais que muitos acreditem que podem ser definidas da mesma maneira, atenção, não são! Por isso, de maneira muito simples, eu quero abordar essa diferenciação na terceira dica. Aqui, opúblico-alvo se define na classificação de determinado grupo da sociedade que uma empresa enxerga como potenciais consumidores, como: homens, mineiros, 20 a 30 anos, formados em tecnologia e fãs de game, por exemplo.

Quando falamos de persona, podemos definir trazendo suas características qualitativas, comportamentais e psicológicas, como: Bernardo, 35 anos, profissional de tecnologia, casado, tem filho pequeno, mora em São Paulo, gosta de jogar videogame, compra online e toma cerveja com seus amigos.

Já o ICP caracteriza ideais de empresas ou pessoas que se identificam com as soluções, além de produtos ou serviços oferecidos por sua empresa e que vão gerar o retorno esperado. As características, neste caso, são: clientes B2B do setor de agronegócio de São Paulo, de 500 a 1000 funcionários, com faturamento acima de R$300 mil/mês.

Com esse público-alvo, persona e/ou ICP definido, você poderá definir a melhor estratégia de conteúdo para se comunicar com ele, além de entender os melhores canais para estabelecer esse relacionamento.

É de extrema importância fazer com que a sua estratégia de conteúdo se entrelace com seu público para que, de fato, todo seu esforço faça sentido. Dessa forma, sua ação vai agregar valor para ele e criar conexões.

De acordo com a Semrush Academy, 84% das empresas têm uma estratégia de conteúdo, 76% têm times dedicados à produção deles e 89% confiam na pesquisa orgânica como seu canal de distribuição mais eficaz. Caso você ainda não tenha uma pessoa dedicada à criação de conteúdos na sua empresa, como um UX Writer, por exemplo, aí vai a quarta dica, que são algumas sugestões de ferramentas e serviços que podem te apoiar na produção e cadência dessa estratégia. São elas:

  • Rock Content
  • Contentools
  • SemRush
  • HubSpot
  • StoryChief

Se a sua empresa ainda não entendeu a importância dessa estratégia, é melhor correr, pois a cada ano, a concorrência e a exigência por um bom conteúdo estão crescendo, ficando mais difícil de engajar o seu público-alvo, ainda mais pós-pandemia, período em que as ações digitais deram um grande salto. De acordo com a pesquisa feita pela RD Station com mais de 20 mil landing pages (LP), a média de conversão gira em torno de 20%. Mas, é claro que segmentos de mercado diferentes podem ter taxas de conversão que se diferenciam. Por isso, eles fizeram o levantamento para os 10 setores com maior número de LP’s publicadas e você pode consultar aqui

Para uma ação de marketing de conteúdo obter maior sucesso, além da definição do seu público-alvo, a quinta dica é você se apoiar em ferramentas para te auxiliar nessa cadência, o que possibilitará aumentar o alcance e velocidade nessa jornada. Confira no meu artigo sobre o tema Automatizar para conquistar: Plataformas digitais tornam o marketing ainda mais estratégico.

A estratégia de marketing de conteúdo é muito importante não apenas para se conectar com o público-alvo, mas também para a sua marca se tornar cada vez mais relevante e ganhar autoridade naquele determinado assunto que queira se posicionar como expert, criando oportunidades de negócios.

Fernando Barradas é head de Marketing, Comunicação e Sales Operation na Engineering Brasil

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!