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José Luiz de Genova

Diretor regional da Taboola para a América Latina

A publicidade já percorreu um longo caminho desde os dias de Don Draper e seus publicitários (da série Mad Men), uma época em que a televisão – não o conteúdo – era o que mais importava, e quando o jornal diário ainda era reverenciado e reconhecido como a principal fonte de todas as notícias.

Os consumidores de mídia mais engajados de hoje precisam ser influenciados por mais do que comerciais de TV chamativos, slogans cativantes e jingles.

A geração millennial está em busca de substância, sustentabilidade e relevância, principalmente no ambiente digital. Vamos dar uma olhada em 6 fatos que você precisa ter em mente ao anunciar seu produto para esta geração, e garantir que os anúncios que você está veiculando sejam o que realmente procuram.

1 – Invista em Native

A maioria dos millennials prefere a publicidade nativa, pois são atraídos por uma forma de comunicação contínua e não agressiva. Na verdade, eles não confiam mais nas formas tradicionais de publicidade, que são muitas vezes tendenciosas ou mesmo totalmente falsas (ou, pelo menos, parecem assim).

Raramente serão influenciados por argumentos de venda agressivos, preferindo comprar de uma maneira que pareça mais orgânica e natural. É muito mais provável que sejam persuadidos por um influenciador digital do que por um anúncio de TV. Isso significa que a publicidade nativa é ideal para o seu público millennial, pois os anúncios nativos são facilmente integrados às plataformas sociais com um conteúdo que já está sendo consumido na open web.

Seu foco deve ser estabelecer sua marca como líder inovadora e especialista em seu campo – com pessoas por trás da marca, ao invés de alguma ideia que não seja tangível. Seu objetivo é oferecer conteúdo que as pessoas se identifiquem, que sejam confiáveis ​​e que se relacionem com sua marca, onde estiver, do blog às mídias sociais.

Você também deve investir uma parte de seu orçamento de publicidade em anúncios nativos. O que cerca seu anúncio nas páginas, deve estar contextualmente relacionado ao anúncio em si, portanto, selecione cuidadosamente seus criativos e sua mensagem – sabemos o que é um anúncio e qual é a finalidade por trás dele, então tente criá-los para serem exibidos da forma mais orgânica possível.

Plataformas como a Taboola ajudam você a criar anúncios nativos visualmente atraentes, enquanto ajudam a controlar seu orçamento, impressões de anúncios, cliques, taxas de conversão e muito mais.

2 – Garanta a autenticidade da marca

Como a geração millennial prefere fazer negócios com marcas que exibem sua autenticidade o tempo todo, uma de suas principais tarefas de marketing é alinhar sua mensagem com seus valores essenciais.

Para começar, seus próprios valores precisam ser definidos e delineados em torno de princípios nos quais você realmente acredita. Se você os construir apenas para agradar o seu público, não será capaz de defendê-los de forma consistente e convincente. Quando você cometer um deslize pela primeira vez, o público irá reagir e tomar medidas contra você.

Quando seus valores são verdadeiramente autênticos, você também pode exibi-los organicamente. Por exemplo, se você é apaixonado por diversidade, isso se refletirá em suas fotos de produtos. Você vai contratar instintivamente modelos de todas as etnias, de diversos perfis e origens. Se você é apaixonado por sustentabilidade, investirá em embalagens sustentáveis ​​e fará a sua parte para reduzir a pegada de carbono da sua marca.

Não é sobre o que você “diz”, é sobre seus valores. Se você precisa criar uma campanha publicitária para provar que é X ou Y, é bem provável que não seja. E o seu público não hesitará em encontrar os valores pelos quais são apaixonados, em outro lugar.

3 – Garanta uma experiência de usuário agradável

A geração millennial geralmente está pronta para pagar mais por um serviço premium. Entregas mais rápidas, melhor embalagem, entre outros. Essa geração tem tudo a ver com conveniência e qualidade. A maioria das grandes marcas já aproveitou essa oportunidade e expandiu suas opções, sejam entregas mais rápidas, embalagens sustentáveis, vantagens e programas de fidelidade entre outros.

No mundo real, seu objetivo é facilitar ao máximo as compras, as entregas, os pagamentos e as devoluções. Dificuldades desnecessárias irão levar as pessoas para um outro lugar, que não o seu.

Conveniência e facilidade é importante também no mundo da publicidade digital. A conversão precisa ser fácil, conveniente e simples. O UX de cada ponto de contato deve ser o mais perfeito possível.

Seu site deve ser rápido, organizado, responsivo, fácil de usar, buscar e entender. Seus perfis de mídia social precisam ser ativos e engajados. Seus anúncios pagos devem ser nativos e combinar com seus ambientes.

Serviço superior e uma experiência de marca superior: esse é o seu principal objetivo.

4 – Personalização e compreensão são fundamentais

A personalização de marketing não é mais um conceito novo. Na verdade, tornou-se a nova norma.

Uma das maneiras de levar suas próprias campanhas adiante é confiar em dados reais para criar anúncios personalizados para seu público. Basear seus criativos em personas imaginárias não é mais suficiente. Especialmente porque o grupo demográfico ideal está em constante evolução e mais rápido do que nunca, devido ao grande volume de clientes em potencial aos quais seus anúncios são expostos diariamente.

Monitore o comportamento do cliente e modifique seus anúncios de acordo com isso. Algo que você sonhou no laboratório de criação pode acabar convertendo menos leads do que o esperado. Mergulhe profundamente nos números para entender o porquê.

Você deseja criar cada anúncio e mensagem de vendas com o usuário final em mente. Você está oferecendo soluções reais para humanos reais, não revisando conteúdo que já vimos centenas de vezes.

5 – O longo prazo importa

Concentre-se em estabelecer relacionamentos de longo prazo com seus clientes e atingir vários pontos de contato, em vez de converter os millennials o mais rápido possível.

Uma conversão rápida pode levar a uma venda única, mas à medida que se tornam clientes regulares e continuam acumulando experiências positivas com a marca, é provável que eles permaneçam leais por um longo tempo. Como os clientes fiéis são mais valiosos do que os novos, sempre valerá a pena gastar mais tempo para que continuem retornando.

Se aprendemos alguma coisa sobre marketing nesses últimos anos é que precisamos continuar diversificando nossas mensagens e permanecer focados na voz e nos valores de nossa marca. Embora a capacidade de adaptação seja, obviamente, crucial, estamos nos adaptando às necessidades de nossos clientes, e não às demandas de um novo mercado.

6 – Foco na Diversidade e Inclusão

A geração millennial está exigindo igualdade e mudança, e sua marca precisa refletir esses valores, inclusive com seus funcionários.

Mesmo que você esteja atendendo especificamente um determinado grupo de pessoas, provavelmente não alcançará seu público-alvo se excluir deliberadamente toda uma gama de clientes.

No ano passado, vimos muitas marcas de beleza e cuidados com a pele serem criticadas por sua falta de inclusão enquanto outras que sempre abraçaram a inclusão, conseguiram manter e ampliar seu espaço no mercado, em linha com movimentos de conscientização social e diversidade.

A geração millenium é um grupo muito diverso. Eles são exigentes, se acostumaram a ter acesso imediato ao que precisam a qualquer momento, exigem transparência e estão prontos para investir seu tempo (e dinheiro) em causas e empresas em que acreditam.

Eles perdoam diante da honestidade, estão prontos para apoiar aquilo que acreditam e dispostos a fazer a sua parte para um amanhã melhor.

Como tal, tudo o que eles exigem essencialmente de seus esforços de publicidade é a façanha mais simples, porém mais difícil do mundo: seja você mesmo.

Fernando Tassinari é vice-presidente da Taboola para América Latina.

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