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A comunicação entre as agências, empresas e o público consumidor foi completamente afetada durante a pandemia e o consequente distanciamento físico. É preciso reformular abordagens, rever influenciadores e repensar estratégias. Os planejamentos devem ser milimetricamente desenhados para que fiquem, ao máximo, dentro dos trilhos. Separamos 8 regras usadas pela SamyRoad, agência global de influencer marketing e social media para grandes marcas, para que você melhore a sua comunicação e construa um conteúdo mais eficiente, diante de qualquer situação, para os seus clientes e o público consumidor em geral. 

  1. Adapte o conteúdo

O digital está mais presente que nunca em nossas vidas e devemos usar isso ao nosso favor. O engajamento dos influenciadores cresce todos os dias e inserir, nas campanhas, imagens que o público conheça e se identifique, melhora ainda mais a sua comunicação. Faça publicações sobre temas atuais e concentradas em um material que pode ser realizado agora e não no futuro.  Exemplos: 

  1. Ajuste as mensagens 

Principalmente em um momento de solidariedade e sensibilidade, as mensagens passadas pelas empresas devem confortar o público. Entenda o momento, mostre empatia e apresente sua contribuição à sua audiência. Mensagens de ajuda atraem e acalmam os ânimos. Não se esqueça de dar humanidade aos seus conteúdos. A emoção pode mudar tudo e assim a sua empresa será vista com bons olhares pelos clientes.  

  1. Divida as estratégias 

Um bom planejamento é crucial para que as ações fluam o mais perfeito possível. Não deixe nada para a última hora. Campanhas anuais, por exemplo, devem ter um acompanhamento mensal e podem ser pensadas aos poucos, desenhadas em reuniões regulares. Dissolva seus compromissos e mantenha-se organizado. Uma dica para as pessoas que estão começando são os famosos softwares de planners, como o Trello, Taskade, Asana entre outros que ajudam a apresentar o “big picture” dos projetos e tornam mais fácil a visualização de como será o andamento das ações durante os meses de trabalho.

  1. Monitore 

É importante monitorar as suas campanhas regularmente. Não se esqueça de registrar e gerar relatórios que documente seus insights. Tente entender os seus conteúdos/seus clientes e como eles estão performando e interagindo com o seu público. 

“A melhor forma de monitorar uma campanha de influenciadores para uma marca é ter mecanismos de previsão de resultados definidos. Antes da campanha começar, é preciso ter claros os KPIs de audiência, alcance, interações, engajamento e custo por mil, tudo previamente planejado com o anunciante. Também é necessário ter a certeza de que os objetivos serão alcançados e devidamente entregues”, alerta Paulo Leal, Country Manager da SamyRoad Brasil, executivo com mais de 25 anos de experiência profissional em Digital, Marketing, Planejamento de Mídia e Vendas. O histórico de Paulo também inclui empreendedorismo em empresas de mídia, administração geral, vendas, marketing, publicidade e atuações em multinacionais como Viacom, The Walt Disney, HBO, RedeTV, Time For Fun, BBDO, Dentsu, JWT, Dream Factory, Rock in Rio, ZoominTV e iG.

  1. Faça uma seleção correta de influenciadores 

No começo, faça uma pesquisa dos diversos perfis de influenciadores e como eles podem dar sentido à sua campanha, à sua marca e ao seu público. Procure sempre exemplos e figuras que consigam conciliar alcance, interação e representatividade. Essas features podem ser encontradas em ferramentas como a Shinebuzz, desenvolvida pela SamyRoad, e que utiliza mais de 80 parâmetros de buscas para o perfil ideal.

  1.  O Brand Safety de Mídia com Influenciadores

O trabalho prévio de análise de conteúdo nos perfis dos influenciadores selecionados tem muita importância no planejamento das campanhas com influenciadores.
Não basta somente não ser polêmico, mas como também ter fit com a marca, autenticidade na comunicação e roteiro muito bem elaborado para transmitir a mensagem de forma segura e espontânea.

  1. Estabeleça um protocolo de resposta aos influenciadores 

O importante é ser transparente. Não se esqueça de esclarecer todos as questões entre as pessoas envolvidas. Não deixe que a falta de protocolo venha a ser um problema. Pense, desde o começo, no protocolo de respostas para influencers como uma necessidade. Segundo Paulo Leal, o fluxo de trabalho e operacional da SamyRoad é bastante peculiar e único, com interação humana e por plataforma a fim de assegurar a melhor comunicação com Influencers, marcas e agências.

“Todo levantamento de back ground check de perfis é automatizado por hashtags. Então, sabemos se um influenciador está de acordo e em conformidade com “policies” da marca para assegurar brand safety às empresas e marcas anunciantes”, revela Paulo.

  1. Redirecione para o e-commerce 

Iniciamos nosso dia online, quando acordamos, e só “desligamos” quando vamos dormir. Vivemos online e não tem mais volta. Esteja sempre ligado em questões que envolvam a promoção de seus produtos nas redes sociais com as figuras de influência. O “social-commerce” ainda é uma modalidade nova, mas está em processo de transição e crescendo muito dentro desse nosso novo período. Aproveite a oportunidade e torne este ambiente o mais amistoso possível para ajudar seus clientes e público consumidor em geral. 

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