Skip to main content

O espaço tem sido um assunto de ciência e curiosidade humana até agora. Ela foi desenvolvida e utilizada por organizações públicas como projetos nacionais. Nos últimos anos, o espaço tornou-se um objeto de negócios, com as atividades das empresas privadas ganhando um impulso notável. O desenvolvimento está avançando constantemente em direção ao uso privado do espaço como um campo novo de desenvolvimento tecnológico que trará inovação a todas as indústrias e empresas. 

As imagens de satélite de alta resolução gratuitas são imagens da Terra adquiridas por satélites operados por governos ou empresas. As imagens de satélite de alta resolução são uma das ferramentas mais poderosas e importantes para o monitoramento da Terra. Eles permitem monitorar o ambiente físico (água, ar, terra, vegetação) e a mudança da pegada humana em todo o planeta. As imagens de satélite  em alta resolução são usadas para medir, identificar e rastrear atividades humanas.

O empresário ou responsável por um projeto empresarial precisa prestar atenção a tudo, desde clareza e resolução até preços e revisões para ajudá-lo a escolher a solução certa para as necessidades específicas de sua empresa. Através da Internet, você pode encontrar novas oportunidades de negócios com imagens em alta resolução gratuitas, e aprender sobre tudo que possa interessar aos tomadores de decisão da empresa e, em fim, a empresa fará a escolha certa de qual solução de imagem de satélite é adequada para suas necessidades específicas. 

Quantos satélites estão nos observando neste momento? 

Os satélites de observação da Terra são divididos em órbitas equatoriais geossíncronas (GEO) e órbitas terrestres baixas (LEO). 

Os satélites GEO orbitam na mesma velocidade que a rotação da Terra e, portanto, estão sempre acima do mesmo ponto da Terra. Para entrar em tal órbita, eles devem estar muito acima. Como eles mantêm sua posição relativa em relação à superfície terrestre, eles podem simplesmente transmitir seus dados à medida que os recebem, já que não deixam o alcance da antena receptora. No entanto, isto também significa que eles estão muito distantes para adquirir imagens detalhadas da Terra em um plano grande. Os satélites GEO são utilizados para monitoramento meteorológico e são considerados satélites com resolução baixa espacial.

A fim de obter imagens mais claras da superfície terrestre, uma série de satélites são instalados em LEO (a órbita terrestre baixa). Seus caminhos orbitais viajam de pólo a pólo, proporcionando cobertura de toda a superfície do globo, uma faixa de cada vez. A maioria dos satélites em órbita polar leva aproximadamente 90 minutos para retornar ao mesmo pólo. Como a Terra gira sob o satélite, a próxima faixa de imagens será tomada sobre uma parte diferente da Terra. 

Para imaginar o globo inteiro, os satélites podem tomar um número pequeno de imagens de menor resolução ‘reduzidas’ em menos revoluções, ou um número maior de imagens de resolução alta aumentadas em um número maior de revoluções.

Quem usa dados de satélite? 

Os dados de satélite de cobertura global são amplamente utilizados para estudar ecossistemas e monitorar eventos globais. Os pesquisadores usam essas imagens de satélite para estudar os padrões meteorológicos e acompanhar as mudanças climáticas, e para medir e prever o impacto humano sobre o meio ambiente. A agregação de dados de longo prazo ajuda os cientistas a avaliar os impactos e desenvolver políticas para melhorar a cobertura florestal, o rendimento das colheitas e a proteção ambiental. 

Os governos utilizam dados e informações via satélite ao planejar projetos de desenvolvimento urbano e infraestrutura. Os governos utilizam os dados em várias situações políticas para identificar as fronteiras do país, identificar alvos militares e rastrear atividades ilegais. As imagens de satélite de  alta resolução desempenham um papel importante na avaliação e previsão da magnitude de desastres naturais e epidemias através do uso de algoritmos e modelos de aprendizagem de máquinas. 

As empresas utilizam dados de satélite para uma variedade de tarefas analíticas. Eles utilizam o valor preditivo desses dados para avaliar o crescimento futuro e as oportunidades potenciais de investimento. Os dados de satélite em outros planetas e corpos astronômicos são utilizados em programas de exploração espacial.

Como devo testar a qualidade dos dados

No processamento de imagens, ferramentas sofisticadas são frequentemente utilizadas e os dados são de alta qualidade. A verificação da qualidade dos dados depende do uso pretendido. Você precisa avaliar se os atributos dos dados correspondem ao seu cenário de uso e se a precisão deles atende às suas exigências. 

Resolução de tempo: Algumas imagens são atualizadas a cada três horas e outras são atualizadas diariamente. Você pode testar e selecionar a resolução temporal mais apropriada. 

Resolução espacial: Imagens de radar de altíssima resolução proporcionam uma resolução espectral de menos de 5 metros e imagens ópticas de altíssima resolução podem estar abaixo de 1 metro. É sempre possível testar e selecionar um método de aquisição de dados que seja adequado para uso.

A qualidade dos dados deve ser verificada e deve ser assegurado que os atributos dos dados são adequados ao seu caso de uso. Você precisa garantir que a resolução temporal e espectral seja apropriada para suas necessidades.

EOSDA LandViewer

O principal bónus importante da EOSDA LandViewer é que cada utilizador registado pode obter 10 imagens grátis por dia. A seguir estão listados outros benefícios que você pode obter do EOSDA LandViewer:

  • Pode filtrar imagens por área de interesse (AOI) 
  • Permitida a visualização e obtenção de amostras grátis
  • Você pode obter uma cotação imediatamente e a imagem em si em apenas três dias úteis
  • É possível processar imagens de alta resolução no navegador à medida que são entregues diretamente na conta da Plataforma EOS. Não há necessidade de usar FTP e carregar imagens de satélite de alta resolução para análise posterior. 

O software permite aos usuários obter acesso livre a imagens de média resolução (10 imagens grátis por dia) e, assim, serve como um catálogo de imagens de satélite obtidas de múltiplas fontes de dados: Sentinel-2 L2A, Landsat 8 OLI + TIRS, Landsat 7 ETM+, Landsat 4-5 MSS, Landsat 4-5 TM, CBERS-4 MUX, CBERS-4 WFI, CBERS-4 PAN5, CBERS-4 PAN 10, e CBERS-4 NAIP. Os usuários também podem adquirir imagens de alta e muito alta resolução (até 0,4 m por pixel) obtidas de constelação de satélites, incluindo KOMPSAT-2, KOMPSAT-3A, KOMPSAT-3, SuperView, Gaofen 1, Gaofen 2, Ziyuan-3, e TripleSat.

Quais são os problemas comuns das imagens de satélite?

A exatidão e a atualidade dos dados são os maiores desafios. Estes são amplificados por restrições de largura de banda em links de dados. Existe também o problema da resolução de dados, que depende dos métodos de pesquisa, e deve ser assegurado que o fornecedor possa garantir o nível esperado.

Conclusão

Os satélites e a precisão de seus dados são o motor do progresso de hoje e a facilidade de tomada de decisões. Um número enorme de horas pode ser poupado ao abordar a causa dos problemas emergentes do mundo. São imagens de satélite de alta resolução que ajudam a ver e cobrir todo o problema e ajudam a encontrar soluções.

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!