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Foi-se o tempo em que apenas o momento de decisão de compra merecia o foco e a atenção do profissional de marketing. Cada vez mais as empresas precisam estar presentes em toda a jornada do seu consumidor, e quando falamos sobre aplicativos mobile, ela começa bem antes da instalação.

O mapeamento da jornada auxilia o profissional de marketing de aplicativos a eliminar pontos problemáticos, otimizando toda a experiência do usuário, tornando mais fácil para concluir uma compra, por exemplo. Porém, caso o assunto seja algo novo para você, vamos recapitular alguns pontos importantes: 

Primeiramente, o que é a jornada do usuário?

É o caminho até a conversão, passando por todas as etapas necessárias até chegar ao objetivo final de um aplicativo – seja uma compra, uma solicitação de serviço ou uma assinatura. A jornada começa antes do usuário instalar o seu aplicativo, quando ele é impactado por anúncios personalizados da sua marca, por exemplo, a jornada já está em curso.

E por que a jornada do usuário é importante?

Como profissional de marketing, você  precisa entender como o usuário interage com o seu aplicativo,  desde o momento em que ele é impactado por anúncios, passando pela instalação, até a decisão de compra.

Ao aprender mais sobre a jornada do usuário, você passa a ter informações importantes para otimizar a experiência  – por exemplo, encurtando o período médio de tempo entre a instalação e a compra ou corrigindo elementos da experiência que fazem com que o usuário desinstale o seu aplicativo. 

Além disso, um usuário  ainda pode acessar o aplicativo em diferentes dispositivos e conforme o número de canais aumenta, mapear a jornada de um cliente se tornará cada vez mais relevante.

Como mapear a jornada do usuário em aplicativos mobile

Entendendo a importância da jornada do seu usuário, precisamos entender um pouco melhor sobre como mapeá-la e usar ao seu favor.

Para começar, decida se deseja se quer considerar realmente toda a jornada ou se concentrar em uma seção específica da experiência do seu aplicativo. Depois de identificar a jornada, você pode dividir seu público em diferentes personas, parte essencial do mapeamento:

Definindo as suas personas

Persona é um perfil de usuário que representa um segmento de todo o seu público. O objetivo é entender como diferentes tipos de usuários interagem com o seu aplicativo. Por sua vez, isso permite que você aprenda o que os usuários desejam do seu produto, otimizando assim  a experiência. As personas do usuário devem ser criadas com uma combinação de pesquisa de mercado e análise de dados. Você também pode aprender sobre seus usuários conduzindo pesquisas e convidando-os a enviar comentários.

Juntando informações

Para entender as maneiras pelas quais os usuários interagem com seu aplicativo, sua pesquisa deve focar em pontos chave, como por exemplo, o principal motivo de um usuário para instalar seu aplicativo ou o momento de conversão da compra. Responder a essas perguntas por meio da coleta de dados o ajudará a criar personas e começar a mapear suas diferentes jornadas.

Teste os resultados

Sua pesquisa deve revelar como diferentes usuários interagem com seu aplicativo, quais etapas eles realizam e seus pontos de satisfação ou problemas em cada etapa. Com essas informações é possível criar um mapa da jornada do usuário e então iniciar o processo de otimização. Isso inclui resultados de testes A / B para saber quais mudanças têm resultados positivos e podem ser implementadas para todo o seu público. 

Mapeando a jornada do seu usuário, é possível principalmente entender o comportamento e pontos chave da experiência, ajudando a otimizar as etapas dentro do seu aplicativo, aumentando consideravelmente a performance e a monetização dos seus aplicativos, mas é importante entender que a jornada pode se dividir em diversas etapas e começa antes mesmo do seu aplicativo ser instalado.

Por Guilherme Kapos

Diretor de Vendas para a América Latina na Adjust

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