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A embalagem estrelada anual da marca de cerveja poderia incentivar mais ainda as vendas de verão, mas alguns interpretaram a mensagem como mais provocadora do que patriota. 

O próximo lançamento da Budweiser de embalagens patriotas para a época do verão poderá explodir fogos de artifício de diferentes formas.

A edição especial deste ano coloca a palavra “Liberdade” no logo onde “Budweiser” normalmente residiria, remetendo a edição de extremo sucesso em 2016 que usou a palavra “America” do mesmo modo. A marca diz que a intenção da embalagem pretende celebrar união, mas alguns especialistas de indústria estão interpretando a mensagem de uma forma diferente: No ambiente politicamente repleto, eles disseram, a palavra “liberdade” tem se tornado carregada com um subtexto desconfortável, recordando tudo desde as controvérsias sobre as máscaras até a decisão Roe v. Wade (vazamento do parecer anti aborto), e se tornado um símbolo ao invés de luta e divisão.

“Liberdade é uma palavra carregada, com muitas conotações, ambas positivas e negativas, especialmente no contexto cultural do dia de hoje”, disse Denise Lee Yohn, uma especialista em marketing da marca e autora.”Caso em questão: O potencial reverso de Roe v. Wade e o tópico da liberdade de uma mulher para decidir é o que vem em primeiro lugar na mente agora”.

Projetadas pela DraftLine, Anheuser-Busch agência interna da Anheuser-Busch  InBev, as latas Liberdade são estampadas com símbolos patriotas, incluindo estrelas, listras e uma águia careca. A frase “Let it Ring”(Deixe Tocar) aparece no mesmo lugar que “King of Beers” (Rei das Cervejas) faz na embalagem tradicional da Budweiser, e o manifesto de marca desta é substituído por uma torcida para os valores alinhados da marca, seus fãs e o país.

“Freedom Can”, da Budweiser. (Lata “Liberdade”).

“Para a liberdade que une todos os Americanos. É a fundação que a força do país é construída sob. Para comemorar isso, temos substituído nosso icônico nome Budweiser por Liberdade para podermos brindar ao valor que tanto prezamos. Essa Bud é pra liberdade. Essa Bud é para você”, diz a lata.

Apesar da Budweiser ser uma cerveja Americana, pertence a AB- InBev, da Bélgica. Tem lançado embalagens com temas patriotas por mais de uma década – uma prática que especialistas de cervejas dizem que ajuda seu produto a se destacar nas compras entre o 4 de Julho e o dia da Independência, tradicionalmente a maior temporada de vendas da categoria. A nova embalagem da Bud nesse sentido, deixará a liberdade tocar – e caixas registradoras também.

“O que faz mais importante do que qualquer outra coisa, é ter certeza que a marca irá oferecer alguns displays de saltar os olhos nesse verão. E displays de saltar os olhos vendem mais cerveja”, disse Jenn Litz, editora executiva na Beer Business Daily”.

A historiadora de cervejas e autora Maureen Ogle tomou uma perspectiva cínica da imagem da marca, acreditando que tenha sido calculada para entregar inspiração emocional para um cliente específico, e mais assertivo do que o “America” de 2016, que também trouxe certa controvérsia.

“Especialmente nos últimos anos, truques como este atraem uma área específica do mercado. Eu descreveria isso geralmente como “colarinho azul inclinado para a direita e acha que cervejas artesanais são para a elite”, disse Ogle. “Obviamente, isso é uma grande generalização, mas A-B não faria isso a menos que soubessem que havia uma recompensa”.

“Liberdade” é mais provocativo do que “America”? Neste momento da história, ambas as palavras estão carregadas”, continuou Ogle. “Mas eu diria, sim, Liberdade me parece mais carregada porque a extrema direita reivindicou a propriedade da ideia de liberdade”. 

Solicitado a comentar sobre o grau em que a marca pensou no potencial de sua embalagem poder ser interpretada como provocativa, um porta-voz da Budweiser respondeu: “A tempo do Memorial Day, as latas Freedom são uma continuação das latas “America”, da  Budweiser, lançadas pela primeira vez em 2016 com a intenção de celebrar o que une a todos.

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Matéria traduzida do site adage.com.

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