O Rio2C, maior evento de criatividade da América Latina, reuniu mais de 250 painéis e trouxe grandes nomes do mercado de mídia, games, moda, música, diversidade, marketing e sustentabilidade.
O ADNEWS conferiu a programação de perto, que contou com debates de grandes nomes como Cerol, Luísa Sonza, Alok, Boninho, Linn da Quebrada, Xamã, Olivia Merquior e mais. Confira alguns dos entrevistados:
Banco do Brasil
Tadeu Figueiró, gerente executivo do Banco do Brasil, contou um pouco sobre os impactos da pandemia na indústria da comunicação e a retomada dos eventos presenciais.
“A indústria criativa, durante a pandemia, sofreu demais. Não podemos apagar esses dois últimos anos da história da humanidade. Foram anos difíceis para a criação, distribuição, audiência, plateia, pra quem gera produção de conteúdo…”, afirma Tadeu.
Outro ponto da conversa foi o crescimento exponencial do mercado de games. Mais de 70% dos brasileiros são adeptos dos videogames, um n;umero 7% maior que em 2019 – e que continua crescendo de acordo a pesquisa da Game Brasil 2020.
Assim, o Banco do Brasil criou a iniciativa Gamebox para apoiar o mercado com ativações dentro do Rio2C.
“As pessoas chegaram mais, consumiram mais consoles e os próprios games, o que faz com que toda a indústria se fomente, seja para quem desenvolve, quem joga e para quem divulga. Então isso é impressionante para a gente, e o Banco do Brasil não fica de fora desse universo”, conclui.
Porta dos Fundos
Outro convidado especial do Rio2C foi Christian Rôças, CEO do Porta dos Fundos, o maior canal de comédia do Brasil, com 17,3 milhões de inscritos no YouTube. De acordo com Christian, os últimos anos consolidaram o digital nas marcas, chegando mais forte do que nunca.
“Eu acho que a pandemia forçou quem sabia que deveria chegar nessa etapa [digital] a andar mais rápido, porque se não eles não continuariam, e quem já estava de alguma maneira, aproveitou para testar seus limites e aperfeiçoar as coisas”, diz em entrevista ao ADNEWS.
Agência 3C Gaming
A agência 3C Gaming, que trabalha com grandes nomes dos profissionais gamers do Brasil, como Nobru e Cerol, também marcou presença ao falar dos jogos eletrônicos como mais uma forma de ascensão social no Brasil, servindo de oportunidade para o público mais jovem.
De acordo com Renan Philip, co-fundador da agência, o Brasil conta com o efeito “4Fs”, sendo eles o futebol, funk, e agora o Free Fire. Estas são algumas das maneiras que o público brasileiro mais novo busca para se profissionalizar e conquistar independência e representatividade no mercado.
Ainda tratando de público jovem, afirma: “O mercado de games é o grande assunto do momento, junto com o metaverso, para marcas que querem começar a falar mais diretamente com a geração Z”.
Cerol
O gamer e youtuber Cerol reúne mais de 7 milhões de inscritos em seu YouTube, onde sua especialidade é o Free Fire. O influencer contou sobre seu começo difícil que é enfrentado por muitos outros jovens desta geração.
“Quando comecei não tinha nem webcam, fazia só jogando. Com as pessoas me apoiando eu até ganhei um monitor, ganhei um teclado de uma fã minha, e aí através disso me identifiquei cada vez mais para poder realmente atingir meus objetivos”, explica.
Para Cerol, a vantagem dos games eletrônicos sobre outras modalidades, como o futebol, é a de que tudo pode ser feito dentro de casa, com um computador e aparelhos improvisados que ficam disponíveis na internet, onde todos podem ver e apreciar o trabalho feito.
Veja a cobertura do Rio2C:
Quer saber mais? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!