Skip to main content

A inovação apareceu como uma das prioridades corporativas de 2023, segundo o relatório ‘Most Innovative Companies 2023’ do Boston Consulting Group (BCG). O ranking anual da consultoria também aponta que 79% das empresas globais entrevistadas classificaram a inovação entre os três pontos mais importantes do negócio, e 66% delas planeja aumentar os investimentos na área. O número está próximo do registrado em 2022 (75%) e perto da alta de 2019 (82%), análise feita antes da pandemia.

Mesmo com os desafios apresentados em 2022, as empresas de tecnologia continuam dominando as 50 primeiras posições do ranking. Pelo terceiro ano consecutivo, a Apple ocupa o primeiro lugar da lista, seguida de Tesla, que subiu três posições para o segundo lugar, e com Amazon em terceiro.

Além das empresas de tecnologia, as montadoras ocuparam várias posições na lista. Empresas internacionais de energia ocupam cinco vagas este ano, o que pode sinalizar um olhar dos investidores para a indústria de energia como uma parte da solução para os desafios gerados pelas mudanças climáticas.

As dez mais

Segundo o BCG, para ser bem-sucedida, a empresa precisa priorizar a inovação, apostar no investimento e no talento, além de estar pronta para transformar toda essa dedicação em resultado. Essas foram características semelhantes identificadas nos líderes do ranking de 2023.

Confira os 10 primeiros nomes deste ano:

  1. Apple
  2. Tesla
  3. Amazon
  4. Alphabet
  5. Microsoft
  6. Moderna
  7. Samsung
  8. Huawei
  9. BYD Company
  10. Siemens

O material completo, com a lista das 50 empresas mais inovadoras de 2023 e outras informações, está disponível no site oficial do BCG.

Sobre o Boston Consulting Group

O Boston Consulting Group atua em parceria com lideranças empresariais e sociais para ajudá-las a enfrentar seus desafios mais importantes e capturar as melhores oportunidades. Fundado em 1963, o BCG é pioneiro em estratégia de negócios, e trabalha lado a lado com os clientes por meio de uma abordagem transformadora que abrange os interesses das partes envolvidas, capacitando organizações para crescer, construir vantagens competitivas mais sustentáveis e gerar impacto positivo na sociedade.

As equipes globais do BCG são pautadas pela diversidade e têm profundo conhecimento técnico funcional em diferentes indústrias, além de múltiplas perspectivas que estimulam a mudança. O grupo oferece soluções por meio de consultoria estratégica de ponta, aliada à tecnologia e design, assim como corporate e digital ventures. Adotamos um modelo de trabalho colaborativo único em toda a empresa e em todos os níveis da organização dos clientes, impulsionados pelo objetivo de ajudá-los a prosperar para tornar o mundo um lugar melhor.

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.