Skip to main content

Ainda no espírito do Dia Internacional da Mulher, é importante relembrar um dos cenários onde as mulheres mais vem ganhando espaço e relevância nos últimos anos: o mundo dos video games. Para celebrar essas conquistas cada vez maiores, nós separamos uma lista relembrando algumas protagonistas que marcaram época nos jogos.

Confira algumas das protagonistas mais marcantes dos games:

Jill Valentine

Jill Valentine foi uma das primeiras protagonistas da saga Resident Evil, com os jogadores podendo escolher entre ela e Chris Redfield no primeiro game da franquia. A protagonista tem uma trama própria quando é escolhida. Cheia de carisma e tão capaz quanto o outro personagem disponível, Jill mostra para o público porque se tornaria uma das principais personagens na luta contra a Umbrella.

O último jogo em que vimos Jill Valentine em ação foi no controverso remake de Resident Evil 3: Nemesis. Ainda assim, o jogo original que inspirou a nova versão é considerado pelos fãs um dos melhores da franquia inteira. A personagem também teve um papel muito importante em Resident Evil 5 e alguns outros spin offs da saga.

Lara Croft

Uma das maiores aventureiras do mundo dos games nunca poderia ficar de fora da nossa lista, não é mesmo? Lara Croft não é importantes só pelos seus games serem incríveis, mas também por seu pioneirismo no estilo de game. O primeiro Tomb Raider foi lançado em 1996 para PS1 e marcou uma geração.

Além dos primeiros jogos da franquia, quando Lara tinha seu visual clássico e inspirou diversos outros games, novas continuações e versões da saga foram lançados com o tempo. Alguns dos mais marcantes são os novos jogos que formaram uma trilogia recente de Tomb Raider e foram super aclamados pelo público e pela crítica.

Aloy

Provavelmente uma das protagonistas mais recente da lista. Aloy voltou ao mundo dos games recentemente com o lançamento de Horizon: Forbidden West, novo exclusivo da Sony que continua a contar as histórias do mundo apresentado em Zero Dawn, em que o mundo acabou e máquinas em formato de animais dominaram o restante do planeta.

Aloy é uma personagem forte e determinada procurando conhecer melhor suas origens no mundo em que cresceu. Durante a jornada que o game leva o jogador, descobrimos que na verdade, ela é muito mais importante do que esperava. Além de ser uma excelente personagem, ela ainda faz parte de uma das franquias recentes mais divertidas do Playstation.

Ellie

Ellie com certeza marcou as duas últimas gerações de console. A personagem, ainda que não seja de fato a protagonista do primeiro game, é uma das mais importantes dos games. Na história de The Last of Us, Ellie vive em um mundo que foi dominado por um fungo mortal que transforma seus hospedeiros. No entanto, ela é a última esperança da humanidade, já que é a única pessoa imune (até onde se sabe).

No segundo game da franquia, lançado em 2020, Ellie realmente se tornou o grande foco no lugar de Joel. O desenvolvimento da personagem e o carisma que conquistou a maior parte dos fãs foi levado para continuação, onde os jogadores se conectam em uma jornada emocional com ela e sua jornada por vingança em um mundo pós apocalíptico.

Abby

Ainda assim, The Last of Us 2 não ficou só com uma protagonista. No game, Ellie divide praticamente metade da trama com Abby, que no ínicio parece a vilã da história, mas com o tempo os jogadores percebem que nem tudo no mundo dominado pelos estaladores é preto e branco e o outro lado da história pode ser muito mais profundo do que o esperado.

O principal foco da história de Abby é fazer o jogador entender seu lado, mas também, assim como Ellie, se conectar emocionalmente com a suas jornadas e no seu processo de entendimento sobre quem ela é dentro de um mundo onde praticamente tudo parece perdida. Uma das protagonistas mais fortes dos games, literalmente falando, e muito interessante de se acompanhar.

Max Caulfield

Em um jogo mais focado na tomada de decisões, Life is Strange também marcou uma geração da sua maneira. O game foi um sucesso por suas mecânicas e sua história intrigante. Nele, Max é uma estudante de fotografia em um colégio especial que inesperadamente descobre que tem o poder de voltar no tempo.

A história de Max se torna interessante não só por acompanhar seu relacionamento escolar com seus amigos e até a família daqueles que são próximos a ela, como sua melhor amiga que voltou depois de anos, Chloe, mas também por explorar as consequências de suas decisões e como elas irão afetar a personagem.

Samus Aran

Samus Aran com certeza foi um dos maiores marcos da história dos video games. A personagem de Metroid surgiu em 1986, uma época em que mulheres como protagonistas nos games era algo quase impossível de se ver. Ainda que a personagem usasse uma armadura que cobrisse todo o seu corpo, ter uma personagem feminina com tanto destaque foi de certa forma um avanço.

Quando o jogo foi lançado inclusive, foi uma surpresa para todos que o personagem principal da saga era na verdade, uma mulher. A Nintendo fez isso como uma das surpresas do game na década de 80, já que os jogadores só descobriam como era a face da caçadora de recompensas se melhorassem seu desempenho. O que importa, é que Samus abriu as portas para outras mulheres brilharem nos jogos.

Claire Redfield

E de volta a Resident Evil, temos Claire Redfield. Tão marcante quanto Jill, a motoqueira com sua clássica jaqueta vermelha deu as caras pela primeira vez no segundo game da franquia, em que procurava seu irmão, Chris. Assim como no primeiro título, aqui o jogador também poderia escolher qual seria seu protagonista, ela ou Leon Kennedy.

Claire foi tão bem recebida que não parou em Resident Evil 2 e se tornou uma personagem ativa na franquia e fez parte de jogos aclamados entre os fãs. Code: Veronica continuou a história dela na busca por Chris depois dos eventos do segundo game e fez os jogadores se apegarem ainda mais a personagem. Além disso, ela voltou a aparecer recentemente no remake de Resident Evil 2, além de rumores apontarem sua volta no remake de Resident Evil 4.

Leave a Reply