Como Enfrentar Momentos de Juros Altos e Proteger Seu Negócio
O cenário de juros altos está destruindo a saúde financeira das empresas...
Desde sempre se fala em content creation, mas apenas recentemente o conteúdo se tornou um dos protagonistas na estratégia de marketing das empresas, uma vez que as pessoas estão mais…
Adnews
01.03.2022
Desde sempre se fala em content creation, mas apenas recentemente o conteúdo se tornou um dos protagonistas na estratégia de marketing das empresas, uma vez que as pessoas estão mais impacientes para interrupções com publicidade.
No início, só usávamos o Facebook e o Orkut (quem lembra? Eu não lembro me contaram rs) para nos conectarmos digitalmente com pessoas que já faziam parte da nossa vida offline. Pouco a pouco, alguns usuários dessas plataformas quiseram compartilhar suas paixões, hacks e ideias com o mundo. O Youtube foi a chave desse processo. Os criadores de conteúdo, por compartilharem os mesmos gostos, valores e ideais com sua audiência, criavam com ela aquele senso de comunidade. Progressivamente outras redes sociais foram surgindo e essas plataformas foram amadurecendo, o que deu a oportunidade para novos formatos de conteúdo.
E, foi dessas plataformas que saíram o que nós chamamos de creators, essas pessoas que começaram a se destacar, chamar a atenção e ganhar uma audiência relevante por conta do conteúdo que postavam nas redes. Assim, o mercado publicitário viu uma oportunidade. Consequentemente, observou-se uma profissionalização do setor. Hoje em dia, os criadores de conteúdo e influenciadores têm estrutura e conhecimento para trabalhar com agências e marcas como a Tastemade, chegando até mesmo a integrar grandes empresas como o Porta dos Fundos, que faz parte da Viacom.
“Bacana Bruno, muito legal essa viagem no tempo… mas como fica tudo isso em 2022?” Calma, a gente chega lá. Antes de tudo, quero que você tenha uma coisa em mente para todos os anos daqui para frente: seja rápido, espontâneo, entre na conversa. Hoje, a velocidade da informação é tão alta que o desafio é responder primeiro sobre o que está acontecendo, e é só entrando na conversa que você passa a se tornar relevante para as pessoas. Se demorar muito, já é old news. Mas falando especificamente de 2022, temos algumas tendências que já deram o ar da graça. Mas fique antenado, pois até dezembro, muita coisa pode mudar.
Neste ano, o short format vem com ainda mais força, uma vez que o consumo de TikTok e Reels, no Instagram, aumentou consideravelmente em 2020 e 2021. N ão é à toa que o Youtube, por exemplo, lançou o recurso Shorts em sua plataforma. Esse formato é o que vem trazendo mais engajamento nas redes.
Ainda que os conteúdos mais longos tenham perdido um pouco em performance nas redes sociais, o long format vem com tudo em 2022 em nossas TVs. As marcas estão participando mais da criação de programas junto com grandes produtoras, como a Endemol. Com o crescimento dos canais nas TVs conectadas, temos um outro lugar onde podemos inserir conteúdo de marca na programação com mais facilidade.
Outro ponto, é que com o fim dos cookies, anunciado pelo Google, as empresas vão investir cada vez mais em conteúdo de marca. Então, o trabalho com influenciadores e co-branded contents protagonizarão ainda mais as estratégias de marketing.
Tenha essas trends em mente, mas nunca se esqueça de olhar para a sua audiência: observe em qual plataforma ela está mais presente, com qual conteúdo ela engaja mais, veja o que ela pede e pense em algo que possa fazer para ajudá-la que ninguém mais esteja fazendo.
O cenário de juros altos está destruindo a saúde financeira das empresas...
Falar em fidelização na saúde ainda parece estranho para muitos profissionais. Há quem pense que basta fazer um bom atendimento e o paciente voltará naturalmente...
Em mercados onde produtos passam a sensação de serem cópias, destacar-se vira uma tarefa inglória...
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.