Skip to main content

O Google anunciou recentemente que irá tomar novas medidas para privacidade na rede. A empresa norte americana irá desenvolver novas tecnologias que protegem melhor os dados dos consumidores que utilizam a rede, mudando o dispositivo atual que é frequentemente utilizado por empresas para coletar informações dos usuários.

A medida é muito semelhante com o que a Apple vem fazendo. A marca começou mudanças radicais relacionadas a segurança e privacidade já no ano passado. Na ocasião, a empresa lançou uma atualização no iOS, sistema operacional do IPhone, em que os usuários teriam que dar permissão para que aplicativos pudessem monitorar suas atividades.

Enquanto a medida pode ser uma excelente notícia para os usuários do Google, o cenário não é tão bom assim para Mark Zuckerberg, CEO da Meta. Já no ano passado, a empresa do criador do Facebook perdeu cerca de 240 bilhões de dólares em valor de mercado após as medidas de privacidade da Apple.

Agora, com as novas atualizações no sistema anunciadas pelo Google, a situação se complica ainda mais para Zuckerberg. Acontece que a Meta arrecada a maior parte da sua receita através de publicidade dentro das suas rede sociais, como o Facebook, primeira rede criada pela empresa ou o Instagram.

Com os usuários tendo a opção de impedir que os aplicativos rastreiem suas atividades, o acesso a informação da Meta diminui consideravelmente. Segundo o diretor financeiro da Meta, David Wehner, o impacto geral das medidas relacionadas ao iOS nos negócios em 2022 é de cerca de 10 bilhões de dólares.

Na época do anúncio da Apple, o mercado ficou em alerta com as mudanças. Em apenas 24 horas, a Meta perdeu 26% do seu valor de mercado, a maior queda de história da empresa. A queda no entanto não tem relação apenas com as medidas de privacidade, mas também com a queda de usuários que o Facebook registrou recentemente.

Desde o ínicio do ano, a empresa teve uma queda de 36% em seu valor de mercado na bolsa americana, passando de 1 trilhão para menos de 600 bilhões de dólares. Ainda é cedo para afirmar em que nível as mudanças adotadas pelo Google afetarão a companhia de Zuckerberg, mas a queda não foi tão grande quanto na atualização do iOS.

O vice-presidente de Marketing do Facebook, Graham Mudd, comentou as medidas tomadas pelo Google:

Mais detalhes e informações sobre as novas medidas de privacidade do Google e como o mercado reagirá a elas devem vir em breve.

Leave a Reply