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No início deste mês, o TikTok lançou um serviço de streaming de música para afrontar plataformas rivais, como Spotify e Apple Music. Já nesta segunda-feira (24), o Twitter de Elon Musk abandonou seu famoso logotipo de pássaro azul e para adotar um ‘X’ branco em fundo preto. Só por esses dois exemplos, fica claro que a batalha pela audiência nas redes sociais está sempre ganhando novos capítulos. E nesta terça-feira (25) o TikTok, novamente, está protagonizando um deles.

A rede social de vídeos curtos resolveu inovar em sua nova atualização, e adicionou um recurso de textos, oferecendo aos usuários mais uma forma de se expressar na plataforma, além dos vídeos e fotos. O novo recurso também permite a personalização das publicações com música, local e até duetos, que são reações em vídeo às publicações de outros usuários.

“Esses recursos fazem com que suas postagens de texto sejam tão dinâmicas e interativas quanto qualquer postagem de vídeo ou foto”, afirmou um porta-voz do TikTok à BBC.

De propriedade da chinesa ByteDance, não é de hoje que o TikTok entrou na concorrência pela atenção dos usuários. A plataforma lançou recentemente um serviço de streaming de música, chamado TikTok Music, no Brasil e na Indonésia. Na semana passada, a empresa também lançou uma versão beta do serviço em Cingapura, no México e na Austrália.

De acordo com a plataforma, o novo serviço permite aos usuários ouvir e baixar as músicas que descobrirem no TikTok, além de compartilhar suas faixas e artistas favoritos com a sua comunidade. Bem semelhante ao que fazem os streamings concorrentes.

Em 2021, a rede social se tornou o destino online mais popular do mundo, obtendo mais acessos do que o Google. No mesmo ano, o TikTok também afirmou ter mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo.

A concorrência entre empresas de mídias sociais rivais, como a Meta (dona do Instagram) e a X (o antigo Twitter, de Musk), esquentou nas últimas semanas, especialmente após o lançamento do Threads, rede social de textos curtos lançada pela Meta em 100 países, incluindo o Reino Unido, em uma descarada concorrência ao extinto passarinho.

Com pouquíssimo alarde, a rede social de Mark Zuckerberg conquistou mais de 100 milhões de usuários em menos de cinco dias, apesar de já ter apresentado uma queda de 20% no número de usuários diariamente ativos. Talvez, com as mudanças radicais que o bilionário sul-africano tem implementado no antigo Twitter e as novidades que a Meta deve trazer em breve para o Threads, esse número volte a subir. E agora, a disputa contará com um pouco mais de emoção, com a entrada do TikTok no ringue. Estamos de olho!

* Com informações da BBC

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