Skip to main content

Viajar é sempre um bom investimento para quem deseja expandir os horizontes, conhecer uma nova cultura, gastronomia e lazer. Mas este investimento muda drasticamente de acordo com o destino que você escolher e nós, da Betway, falaremos sobre isso neste artigo.

Conhecer cidades como Paris, Nova York, Tóquio e outras metrópoles da moda pode ser o sonho de alguns, mas será que elas são acessíveis? Certamente, há destinos mais baratos, como mostra o levantamento feito pelo site de caça-níqueis Betway sobre turismo em grandes cidades.

Ainda que os números de turistas sejam impressionantes, muitos deles são de residentes do próprio país. Mas o destaque mesmo é outro: cidades que são conhecidas no mundo por décadas de trabalhos de marketing bem-feitos hoje podem aproveitar um ticket médio muito mais alto que cidades pouco exploradas e até com uma imagem arranhada.

No texto da Betway isso pode ser visto com a diferença entre Nova York e Rio de Janeiro.

Nova York

A cidade de Nova York sentiu o grande impacto que a crise sanitária mundial causou em seu turismo. Afinal, se em 2019 bateu o recorde de 66,6 milhões de turistas na cidade, em 2020 esse número foi para 22 milhões. Além disso, 19,6 milhões destes turistas eram americanos.

Fato é que a cidade mais populosa dos Estados Unidos não é uma cidade barata. As taxas de hospedagem, impostos e lazer na cidade que não dorme não são tão acessíveis aos turistas, em comparação com outros destinos.

No entanto, ainda vale a pena conhecer a mais cosmopolita das cidades, uma imagem criada em inúmeros filmes, campanhas publicitárias e a “venda” de seus principais pontos turísticos. A Estátua da Liberdade fala por si só, mas ainda tem Wall Street como a imagem do mercado financeiro mundial, a Broadway como referência em espetáculos e até o Central Park como um dos parques mais famosos do mundo.

Paris

A Cidade Luz, Paris, também tem seus encantos, como a Torre Eiffel, Museu do Louvre, moda e altíssima gastronomia. Mas é preciso preparar o bolso antes de desembarcar na capital francesa, afinal, tudo será pago em euro.

O maior impacto que o turista que deseja ir a Paris irá sentir é a hospedagem. Ainda que existam opções para todos os bolsos, não é tão barato se hospedar na capital francesa. Por isso, pesquisar muito antes de escolher seu hotel (ou hostel) poupará seu dinheiro.

Se Nova York tem pontos turísticos como referências mundiais, a campanha de Paris como “a cidade” ou ainda a “cidade do amor” também garante visitas na casa das dezenas de milhões todos os anos.

Tóquio

Agora vamos à capital japonesa: Tóquio, que tem sido alvo de interesse de muitos turistas desde os últimos Jogos Olímpicos. Mas não vamos enganar você: a cidade é riquíssima em turismo tecnológico, religioso, entretenimento e muito mais. Sua “venda” global para atrair turistas é mais recente que a de Nova York ou Paris, mas o crescimento é enorme.

Assim como os Estados Unidos, o Japão também exige visto para os turistas. Mas diferentemente do prazo de dez anos, os turistas têm até 90 dias para entrar e sair do Japão com o visto de curta permanência. Mas este não é motivo para se desesperar, já que não é um visto caro.

No entanto, as hospedagens na cidade mais populosa do Japão não são baratas, assim como em Nova York e Paris. O ponto positivo é o baixo custo com alimentação, transporte e lazer.

Pensar no turismo e ações de marketing pela visão da Betway

No levantamento da Betway sobre quanto custa ser um turista em sua própria cidade são apresentados alguns insights muito valiosos. Mesmo tendo uma demanda muito maior, os preços de Nova York e Tóquio comparados ao Rio são muito mais caros. O que estamos fazendo errado?

O Brasil ainda é um país que tem muito a crescer no turismo, uma dura realidade de encarar pelo tanto de destinos que temos e a hospitalidade do povo brasileiro. Boas campanhas de marketing internacionais – desde criação de vídeos até apoio para gravação de filmes, séries e peças – ajudariam muito nesse sentido, assim como ajudaram Nova York a deixar de ser vista como uma cidade de alta criminalidade, violência e concreto para um destino que contempla a todos.

Leave a Reply