Skip to main content

Pela primeira vez, a Copa do Mundo será realizada no mês de novembro, por conta das condições climáticas do Oriente Médio. Programada para ter início no dia 20 de novembro, a competição traz um cenário inédito: sua proximidade com a principal data do varejo, a Black Friday. A junção dos dois eventos aumenta a expectativa dos lojistas para as vendas. Uma pesquisa da Nielsen Brasil apontou que 50% dos consumidores pretendem comprar itens relacionados à Copa durante a Black Friday e que 54% dos fãs de futebol já estão guardando dinheiro para a data.

Fernanda Hermanny, CEO da Afilio, empresa de marketing de performance, aposta:

“Em todos os anos, as expectativas para a Black Friday são altas, mas neste acontece algo inédito, a estreia do Brasil na Copa do Mundo um dia antes da data mais esperada de vendas. Pesquisas já apontam que a Copa será a principal data para a venda dos segmentos de vestuário, alimentação e eletrônicos. Além disso, essa será a primeira Black Friday pós-pandemia sem nenhuma restrição de isolamento. Mesmo com a oscilação econômica atual, podemos esperar uma ‘super Black Friday.”

Em 2021, a Black Friday movimentou mais de R$4 bilhões em vendas online. Bens de consumo duráveis, como smartphones e eletrodomésticos, costumam ser os preferidos dos consumidores na data. “Nas campanhas da Afilio, outros segmentos também tiveram resultados relevantes no ano passado. Aqueles que obtiveram mais lucro nas campanhas foram: moda e esporte, viagens, alimentos e bebidas, beleza e saúde”, completa Fernanda. 

Com as expectativas em alta, a CEO separou três dicas para bons resultados nas vendas online durante a “Super Black Friday”:

  • Use os resultados do ano anterior como base para obter uma melhor performance

A análise de nossos próprios resultados é importante para avaliar o que funcionou e o que não funcionou em nossa estratégia. Isso ajuda a identificar quais são as ‘lutas pelas quais vale a pena lutar’, ou seja, evita o desperdício de tempo e de esforço em estratégias que já falharam anteriormente. Fernanda comenta:

“Os resultados da Black Friday 2021 na Afilio foram excelentes. Tivemos um aumento de mais de 70% nas vendas de pacotes e observamos o crescimento de setores que antes não eram tão valorizados, como PET. E tudo isso se deveu, com certeza, a uma análise cuidadosa de estratégias e resultados anteriores.”

  • Conheça o seu público alvo

A meta da maioria dos empresários é ter o negócio reconhecido pelo público-alvo, que são os consumidores assíduos. Por isso, é importante conhecer os gostos e peculiaridades desse público, para planejar estratégias mais assertivas. “Como consumidor, é de suma importância que eu saiba onde comprar o melhor produto do nicho que eu desejo. Como vendedor, portanto, é fundamental que meu cliente saiba exatamente onde estou”, completa a executiva. 

  1. Esteja por dentro das tendências 

Saber quais são as novas tendências do mercado é importante para todos os empreendimentos que desejam aumentar vendas e lucros na Black Friday. O CEO da Afilio finaliza:

“Alguns consumidores têm como prioridade o pioneirismo, ou seja, prezam por ‘ser o primeiro’ a adquirir algum produto que está em alta ou aderir a alguma novidade. Com esse diferencial, eles podem se tornar consumidores recorrentes e sua empresa, loja ou marca pode ser reconhecida pelo pioneirismo nas tendências.”

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!