Black Friday: especialista aponta cinco dicas para vender mais

Guilherme Lippert, cofundador da V4 Company, destaca que a maior data para o varejo começa semanas antes

Com a Black Friday cada vez mais próxima, o varejo online já começa a desenvolver estratégias de vendas para o período.

Só no primeiro semestre de 2021, houve uma alta de 74,4% nas vendas por meio do e-commerce se comparado com o mesmo período de 2020. Para esse segundo semestre, cerca de 32% dos brasileiros pretendem aumentar o consumo de vestuário, e 29% planejam comprar aparelhos eletrônicos, segundo o levantamento “Retomada do Consumo 2021”, realizado pela Inteligência de Mercado Globo.

Pensando nisso, Guilherme Lippert, Cofundador e Key Account Manager da V4 Company, rede de assessoria de marketing digital, listou os principais pontos para que o empreendedor venda mais neste período. Confira:

1) Analise a última Black Friday

Segundo o especialista, é imprescindível fazer um checklist sobre a última Black Friday, com o objetivo de analisar os produtos mais vendidos e os que tiveram baixa aderência, estratégias de marketing adotadas, precificação de produto, entre outros pontos, para melhorar a eficiência e ser mais assertivo nas vendas.

“A pandemia mudou os hábitos de consumo das pessoas. No último ano, tivemos a maior Black Friday da história, com o comércio registrando R$ 4,02 bilhões no faturamento, valor 25,1% superior a 2019. Nunca se comprou tanto na internet e, diante desse fato, é essencial analisar os pontos positivos e negativos de 2020 para se preparar e aproveitar ao máximo esse período de vendas. Quem se antecipa é quem costuma ter os melhores resultados”, completa Lippert.

2) Pesquisa com a base de clientes

Um erro bastante comum é as empresas não realizarem uma pesquisa com a sua base de clientes, com certo tempo de antecedência, para entender o perfil e desejo de comprar para esse intervalo de tempo.

“Atualmente se fala muito em mudança de comportamento das pessoas, mas um equívoco muito comum dos varejistas é não utilizar sua cartela de clientes para entender, de fato, essa mudança. Como analisar os horários e dias da semana que o site é mais frequentado, produtos procurados, canais mais utilizados para contato, satisfação de atendimento entre outros pontos”, alerta o especialista.

3) Precificação de produtos

A data de compras mais esperada do ano pelos consumidores se deve muito por conta das promoções. O levantamento mostra que para 70% das pessoas entrevistadas, preço e condições de pagamento são os principais fatores para concluir uma compra.

O comerciante precisa utilizar seu relacionamento com os distribuidores para conseguir oferecer bom preço.

“É importante entender os produtos de desejo, pois assim, você consegue negociar o preço daquelas mercadorias que você sabe que terá maior saída na loja. É comum grandes e-commerces oferecerem promoções, por um determinado prazo, apenas para alguns produtos, pois sabem que vão conseguir zerar o estoque ao final da ação”.

O ticket médio da última Black Friday foi de R$ 630 e que para este ano a expectativa é que esse valor seja inferior, mas que o volume de compras seja muito maior.

4) Frete e logística

O frete é um dos principais fatores que faz o cliente largar carrinho durante a compra no site, pois, dependendo da região em que a pessoa mora, pode aumentar em até 40% o valor final. Segundo pesquisa realizada pela SeeWhy e pelo Baymard Institute, cerca de 81% dos carrinhos são abandonados por conta do frete.

Além disso, o especialista ainda frisa que cerca de 46% dos clientes que voltam a partir de um e-mail marketing, por exemplo, finalizam a compra após receberem descontos.

Mesmo assim, o frete grátis é, sem dúvidas, uma ótima opção para datas específicas como a Black Friday.

5) Comunicação na Black Friday

O hype de uma data sazonal como a Black Friday, Dia dos Namorados, Dia das Mães, entre outras, deve ser aproveitado pelas empresas. Nesse quesito, a comunicação é essencial.

É necessário preparar um terreno, lançar teasers, pré-lançamentos e estratégias que criem grande expectativa no cliente. Lippert finaliza dizendo que esses passos podem ser feitos meses antes da data esperada.

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