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A Black Friday está cada vez mais perto, para alegria dos consumidores e das marcas. Em um dos eventos mais importantes para o consumo do mundo todo, é importante que os empreendedores, grandes ou pequenos, saibam os segredos por trás do crescimento de suas empresas em datas especiais como essa.

Para saber um pouco mais sobre o tema, o Adnews preparou uma série de entrevistas especiais para esse mês. Dessa vez, quem conversa com a gente é Leonardo Corrêa, Formado em Comunicação Social com especialização em mídia programática, atualmente no comando da área de publicidade do grupo Magalu.

1- Pela primeira vez, a Copa do Mundo vai acontecer junto com a Black Friday. O quanto isso deve afetar o mercado e impulsionar as vendas de produtos específicos, além de alavancar promoções e campanhas das marcas deste ano?

[LC] “Será um calendário inédito, mas com inúmeras oportunidades de impulsionarmos as vendas não só de TVs, mas também de telas em geral (Notebook, Tablets e Smartphones). Também estamos bem otimistas com a venda de todos os produtos que compõem a cesta de Copa do Mundo. Por exemplo, cerveja, refrigerantes, petiscos, camisetas de times, acessórios de decoração e por aí vai. Temos todo o portfólio disponível no catálogo do grupo Magalu e enxergamos essa junção de calendário (Copa do Mundo + Black Friday) como uma grande oportunidade de alavancarmos ainda mais as vendas do período.”

2- Sobre a jornada e experiência de compra dos consumidores, quais os principais desafios e os próximos passos para se ter êxito e resultados consistentes durante a Black Friday?

[LC] “Durante a jornada de compra, os consumidores são cada vez mais impactados por diversos produtos e alguns fatores tornam-se decisivos para a conversão. Oferecer ao cliente um conteúdo bem detalhado da oferta, prazo de entrega, frete e preço competitivos, e claro, investir em publicidade para potencializar as vendas e melhorar a exposição dos produtos são alguns dos desafios que consideramos essenciais para a atração e retenção dos consumidores. É por isso que marcas e sellers que vendem nas plataformas de Marketplace também precisam sempre estar atentos à competitividade de seu catálogo.

Outro fator fundamental para a experiência de compra dos consumidores é a usabilidade dos canais de venda. Foi pensando nisso que o Magalu implementou uma série de melhorias que facilitam a conexão entre o consumidor e os produtos de seu interesse, tudo isso somado ao vasto número de ofertas disponíveis formam uma excelente combinação para alavancar os resultados de toda a cadeia.”

3- Do ponto de vista mercadológico, quão vantajoso é para as marcas estenderem suas promoções por vários dias ou até mesmo semanas como se tem visto nos últimos anos?

[LC] “Acredito que a melhor estratégia seja a “pulverização” das vendas durante o mês de novembro, uma vez que existe uma competitividade expressiva de sellers e indústrias nos catálogos dos marketplaces. Por isso, é importante que todos os parceiros se preparem e estruturem os seus estoques de “principais apostas” para que consigam atender e alcançar um maior número de consumidores ao longo do período. Aqui no Magalu, por exemplo, nosso 2022 só acaba em janeiro de 2023, após a tradicional Liquidação Fantástica. Por isso, acredito que o planejamento de estoque e a descentralização dos dias de Black Friday sejam o melhor caminho.”

4- Qual conselho você daria para empreendedores do e-commerce que desejam usar a Black Friday para impulsionar seus negócios?

[LC] “Focar no catálogo de produtos e suas especificações, detalhes, fotos. Para o consumidor, quanto menor é a dúvida sobre um item, maior a chance de compra. Além disso, os sellers devem tentar alongar a disponibilidade de seu estoque, com prazo de entrega e frete ultra competitivos. Outro fator determinante para a conversão é o preço. Os clientes pesquisam o melhor custo-benefício e optam pelos produtos que melhor atendem a todos esses requisitos. Por fim, uma dica importante é impulsionar os principais produtos do catálogo por meio de Ads – mas também muita atenção ao pós-venda. Durante a Black Friday, o volume de vendas aumenta muito e o seller precisa estar preparado para fornecer um atendimento qualificado ao cliente final.”

5- Pensando na jornada digital, o novo perfil de consumidor tem como uma de suas características o relacionamento com as marcas por múltiplos canais. É nesse ponto que empresas que otimizam seus canais digitais e físicos ganham vantagem, já que os clientes buscam, acima de tudo, por experiências. Como é esse conceito na prática e quais as principais exigências dos consumidores em suas experiências de compra?

[LC] “Aqui no Magalu, nós nos desafiamos diariamente para melhorar a sinergia pensando sempre na melhor experiência para o nosso cliente. O “Retira loja” é um bom exemplo disso. O cliente compra o produto no site e opta por retirar em uma loja física mais próxima de sua casa ou trabalho. Com isso, ele ganha a isenção do frete e um prazo de entrega mais rápido. Este benefício já está disponível para a maioria dos sellers empreendedores da plataforma, não somente para os produtos vendidos pelo Magalu, o que chamamos de 1P. Desta forma, ainda conseguimos um cliente potencial em nosso espaço físico com chances reais de conversão. É o conceito de ganha-ganha também aplicado aos nossos consumidores de qualquer canal do nosso ecossistema.”

6- Quais as principais tendências e os desafios do e-commerce nos próximos anos?

[LC] “Todas as plataformas estão melhorando seu nível de serviço no marketplace. O foco agora será no fulfillment (entrega rápida), Ads (monetização da audiência), social commerce (redes sociais) e aumentar a diversificação de produtos vendidos no catálogo. A penetração do e-commerce no varejo total do Brasil ainda é muito baixa – cerca de 15% – e acredito que temos um mar bem extenso de possibilidades nos próximos anos.”

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