O ranking BrandZ Brasil das 25 Marcas Mais Valiosas de 2020 apontou o Varejo como o segmento que mais cresceu esse ano, com alta de 72%. Entre as sete marcas que estão no ranking deste ano, a Magazine Luiza segue na liderança com muito conforto, com US$ 5.111 bilhões em valor, sendo considerada hoje o maior case de transformação digital e ominichannel no país.
Com a chegada da Covid-19, a Magazine Luiza investiu ainda mais em tecnologia dentro de casa, nas redes sociais e em logística, melhorando a experiência do cliente e atraindo mais vendedores para o seu marketplace. Além disso, possibilitou que pequenas e médias empresas pudessem ter acesso ao canal de distribuição da Magalu, o que a fez se reinventar e se tornar uma grande concorrente da Amazon.
Confira o ranking de VAREJO:
Ranking |
Marca |
Valor de Marca 2020 (bi $) |
Valor de Marca 2019 (bi $) |
Variação do valor de marca |
1 |
Magazine Luiza |
5.111 |
2.287 |
124% |
2 |
Renner |
2.273 |
1.903 |
19% |
3 |
Pão de Açúcar |
1.299 |
452 |
187% |
4 |
Lojas Americanas |
1.282 |
1.257 |
2% |
5 |
Extra |
751 |
236 |
219% |
6 |
Assaí |
559 |
191 |
192% |
7 |
Casas Bahia |
365 |
452 |
-19% |
“Marcas que saíram na frente com a experiência digital, inovação e relacionamento mais próximo com o consumidor conseguiram ter uma performance melhor, criando conexão com seu público, e as marcas de Varejo têm cumprido bem esse papel”, afirma Silvia Quintanilha, vice-presidente de atendimento da Kantar Brasil, sobre a tendência de crescimento no setor varejista brasileiro e mundial.
Logo atrás da líder, a Renner aparece com um crescimento de 19%, somando US$ 2.273 bilhões em valor. Outra novidade é o Pão de Açúcar com mais de 187% e Extra, a marca que mais cresceu no segmento (cerca de +219%). As Lojas Americanas também tiveram aumento considerável, cerca de 2%, somando US$ 1.282 bilhões. Já o Assaí, que passou por um robusto plano de expansão das operações, abrindo mais 20 lojas, cresceu 192%, atingindo os US$ 559 bilhões.
Para o BrandZ estabelecer este ranking com as Marcas Mais Valiosas do Brasil, é considerado o valor financeiro, como dados da bolsa e da Bloomberg, e o valor de contribuição da marca, ou seja, a proporção do valor financeiro de uma marca gerado pela sua capacidade de aumentar o volume de compra, além de carregar a metodologia Kantar denominada como premium price.