Skip to main content

Recentemente, a hashtag #BISnuncamais dominou as principais plataformas de mídia social. A mobilização surgiu como uma indignação de indivíduos alinhados à ideologia política de direita, em resposta à escolha de Felipe Neto para ser garoto-propaganda de BIS, um dos principais chocolates da Mondelēz. O empresário e também youtuber, que conta com mais de 45 milhões de inscritos em seu canal, causou polêmica ao declarar seu apoio ao atual presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva (PT), durante as eleições do ano passado.

A controvérsia teve início após a participação de Felipe Neto no PodPah, podcast apresentado pelos influenciadores Igão e Mítico. Durante a conversa, patrocinada por BIS, o youtuber disparou diversas críticas aos apoiadores do governo anterior e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os comentários não foram bem recebidos pelo público e alguns internautas decidiram se posicionar contra a marca nas redes sociais, produzindo vídeos para boicotar o consumo do chocolate e satirizando a queda no valor das ações da Mondelēz na bolsa de valores, dizendo que quem lacra, não lucra. Embora essa seja uma polêmica de grande impacto no âmbito político nacional, a Mondelēz não tem ações listadas na bolsa brasileira, a B3, invalidando as alegações de que a parceria com Felipe Neto estaria afetando o desempenho econômico da empresa. Fatores como a crise econômica dos Estados Unidos e os conflitos armados entre Israel e o Hamas são alguns dos motivos que estão realmente provocando instabilidade nas ações da gigante do ramo alimentício, que vêm caindo nos últimos dias.

A contra-campanha, que busca desencorajar o consumo dos produtos BIS alegando baixa qualidade, incentiva a escolha pelo chocolate KitKat, fabricado pela concorrente Nestlé, que optou por não se posicionar em relação aos eventos políticos em questão. Em resposta aos autodeclarados conservadores, os apoiadores da ideologia política de esquerda estão promovendo os produtos da Lacta como alternativa.

A rivalidade popular ganhou ainda mais força com a participação tanto do presidente da empresa, Liel Miranda, quanto de Felipe Neto no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável do atual governo. Enquanto o público fomenta a disputa política nas redes sociais, a Mondelēz declarou que como líder no mercado de snacks no Brasil e no mundo, reafirma seu absoluto respeito à diversidade de opiniões.

* Foto de capa: Reprodução/PodPah

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????