Skip to main content

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em parceria com o Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos e patrocinador oficial das seleções masculina e feminina de futebol, anunciou o lançamento da série documental “Seleção de Estrelas”, que estreia hoje (19) na plataforma.  

São 21 mini documentários exclusivos na plataforma, que contam a trajetória de grandes nomes da atualidade na Seleção Brasileira Masculina de Futebol, como o jogador Vini Jr., o goleiro Alisson e o técnico Tite. Com vídeos curtos de até 6 minutos e na vertical, os documentários, narrados pelos próprios jogadores, contam com a participação de amigos e familiares relatando as dificuldades da infância, os desafios da jornada, os apoios essenciais e a ascensão para os principais times brasileiros e internacionais.

Segundo a diretora de marketing e branding do Kwai Brasil, Claudine Bayma, que o Adnews  entrevistou com exclusividade no evento de lançamento, nesta terça feira (18) no Rio de Janeiro, o objetivo do projeto é contar a história dos principais jogadores da Seleção Brasileira de uma forma humanizada e emocionante.

Segundo Rodrigo Paiva, diretor de Comunicação da CBF: 

“A Seleção Brasileira precisa se reconectar com os torcedores, principalmente com os jovens e essa ação do KWAI chegou para acelerar essa conexão. Modernizar a linguagem, formato, conteúdos exclusivos de bastidores, reconquista da emoção e paixão do torcedor”

Os mini documentários “Seleção de Estrelas” serão publicados exclusivamente no perfil oficial da Seleção Brasileira Masculina, da CBF, no Kwai, com a exibição de cinco episódios por semana toda terça-feira. Os primeiros conteúdos já estão disponíveis (veja aqui) e também podem ser encontrados em uma página dentro da plataforma, dedicada para promover as estreias e incentivar os usuários a realizar atividades em apoio à Seleção. 

Para esta estreia, os brasileiros poderão conhecer as histórias dos jogadores Alisson, Lucas Paquetá, Vini Jr., Richarlyson e Dani Alves, entre outros.

Processo de produção

Em novembro de 2021, poucos meses após o anúncio do patrocínio do Kwai às Seleções nacionais, a plataforma deu início aos primeiros passos para a elaboração do projeto com conteúdos exclusivos que contassem onde nasce o futebol brasileiro e a história de vida desses personagens. 

O objetivo era explorar um formato mais pessoal, com o jogador narrando sua trajetória, além do uso de animações para dar vida aos relatos sem imagem, trazendo um olhar mais intimista. O projeto contou com um diretor, três pesquisadores e três roteiristas, que resgataram as memórias de cada jogador, resultando em mais de 90 horas de conteúdos gravados entre entrevistas e depoimentos. Rodrigo ainda completa: 

“Para nós é muito gratificante fazer parte desta parceria, que resultou em um projeto tão potente trazendo histórias contadas de forma inédita pelos jogadores. Com esses mini documentários procuramos fortalecer o carinho e afeto pelos atletas, além de estreitar laços da torcida com a Seleção Brasileira.”

Segundo o diretor dos documentários, Miguel Varca, informações do site sobre estatísticas de futebol FutDados também ajudaram a criar o tom das gravações. Segundo ele: 

“Vimos que um brasileiro que sonha em ser jogador precisa de 6 mil horas de treino para entrar no 0,1% de chance de estar entre um dos 15 mil profissionais no Brasil; e desses somente 23 serão convocados para a Copa do Mundo. O trajeto dos jogadores exigiu muita dedicação e um esforço gigante, muitos vieram de condições extremas e criados por mães solos, um cenário que acaba por refletir também a sociedade brasileira.”

Apoio ao futebol

O patrocínio do Kwai a todas as seleções nacionais de futebol teve início em 2021 e inclui a exclusividade na produção de conteúdos em formato de vídeos curtos para a plataforma nos perfis oficiais da Seleção Feminina e Seleção Masculina. O Kwai também é patrocinador oficial do Campeonato Brasileiro de Futebol e oferece conteúdos exclusivos sobre a competição no perfil oficial do Brasileirão Assaí

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!