Skip to main content

Nesta terça-feira (3), durante a programação do primeiro dia de Unlock CCXP, foram anunciados os dados da 12ª edição da Geek Power. O painel comandado por Otávio Juliato, CCO do Omelete Company, Carlos Silva e Mauro Berimbau, ambos da Go Gamers, trouxe diversos insights sobre o consumo do mercado gamer, geek e otaku no Brasil.

Realizada entre 31 de outubro e 13 de novembro deste ano, com 7.281 participantes de todo o território brasileiro, esta é considerada a maior e mais completa Geek Power realizada até hoje. No perfil das pessoas, 57% dos geeks são mulheres, 55% têm entre 22 e 39 anos, 72,4% são das classes B e C, 67,6% do público está nas regiões sudeste e nordeste, e 40,6% são pretos e pardos. No geral, 57,4% dos entrevistados se orgulham de serem geeks, sendo os millenials e gen Z os que mais se incluem neste grupo.

Outro destaque foi o retrato das gerações com esse mercado. Na edição passada da pesquisa, foi revelado que todo mundo é, pelo menos, um pouco geek. Nesta edição, foram examinados os hábitos e envolvimento com o entretenimento dos grupos geracionais e sua evolução. A Geek Power mostrou que quanto mais jovem, maior a preferência por games, animes e mangás. 38,9% da geração Z se consideram gamers, 32,7% dos millennials se consideram nerds, 30,9% da geração X se consideram cinéfilos e 26,1% dos baby boomers se consideram seriemaniacos. Os perfis mais adultos estão conectados com mídias mais tradicionais e se declaram cinéfilos, seriemaníacos e booklovers. Já os perfis mais jovens se destacam como geeks e nerds, além de se aproximarem da identidade gamer e otaku.

A geração Z será a maior, com mais acesso a recursos e com o maior impulso consumista da história. Seu poder de compra global deve alcançar US$12 trilhões até 2023, superando o consumo dos Millennials e Baby Boomers. Entre as tendências para 2025 estão os animes e cultura leste-asiática; games e eSports; celular como meio favorito; e experiências ao vivo.

Quando se trata de filmes, 23,7% do público elegeu Deadpool & Wolverine como o melhor do ano, segundo por Duna: Parte 2 com 12,9%, A Substância com 7,9%, Divertidamente 2 com 7,9% e O Robô Selvagem com 2,8%. Já o filme mais aguardado para 2025 é Vingadores: Doomsday com 9,4%. Quando o assunto é série, as favoritas do ano foram Pinguim com 12,3%, Agatha Desde Sempre com 10%, A Casa do Dragão com 8,1%, _Os Aneis de Poder _com 5,9% e Fallout com 3,9%. A mais esperada para 2025 é Stranger Things, com 12%.