Skip to main content

Nesta segunda-feira (12), será lançado o curta-metragem ‘Buscapé’, fruto de uma parceria inédita da Vivo com a Motorola e idealizado pela agência VMLY&R. Produzido pela O2 Filmes e dirigido por Fred Luz, o curta nasce exatos 20 anos após o lançamento do premiado ‘Cidade de Deus’, do diretor Fernando Meirelles, trazendo para o público brasileiro a oportunidade de conferir um spin-off do filme que segue como um dos mais importantes da história do cinema, sendo a única produção brasileira a receber quatro indicações ao Oscar® e eleito recentemente como o segundo filme estrangeiro mais assistido no mundo, de acordo com estudo realizado pela plataforma online Preply.

O projeto nasce não só para homenagear os 20 anos de história do filme ‘Cidade de Deus’, mas também para lançar o novo motorola edge 30 ultra com o poder da conexão 5G da Vivo. A amizade entre Buscapé e Barbantinho é o fio condutor dessa nova história, e os atores Alexandre Rodrigues e Edson Oliveira, mais uma vez, dão vida aos icônicos personagens.

No spin-off, Buscapé volta à Cidade de Deus, agora como fotojornalista profissional, para cobrir um evento especial dentro da comunidade, mas muda seus planos ao se deparar com uma descoberta que dará início a uma investigação, usando a conexão 5G da Vivo e o novo edge como seus aliados.

Fernando Meirelles, produtor executivo do curta-metragem comenta:

“É com prazer que vejo esta história ser revisitada. Desta vez pelas mãos do Fred Luz, que colocou o foco no que há de positivo na comunidade, sua cultura, e não na violência.”

Fred Luz revela:

“Nossa pretensão, nossa vontade, é que existisse essa “cola” mesmo, essa relação entre o ‘Cidade de Deus’ e o ‘Buscapé’, mas também construindo uma identidade proprietária para o curta, ele não pode ser só um ‘Cidade de Deus’ refilmado agora, mas é o que muda de lá pra cá, como é que a gente olha para essa obra 20 anos depois e como a gente interpreta as escolhas. Mergulho muito intenso, de muito aprendizado e de muita escuta.”

Andrea Brandi, head de Branding da Motorola, complementa:

 “Os smartphones são hoje parte essencial da vida dos consumidores. Com a tecnologia, a criação de conteúdo torna-se cada vez mais viável. Foi por isso que colocamos o smartphone em ação. Sem ter uma câmera profissional, o personagem Buscapé usa o celular na investigação jornalística, com todos os recursos na palma da mão para gerar um conteúdo de qualidade.”

 O curta-metragem poderá ser assistido em vivo.com.br/buscape ou no canal da Vivo no YouTube, além de estar disponível na íntegra para assinantes do Vivo Play. Para potencializar a divulgação, ‘Buscapé’ contará com uma estratégia de comunicação considerando mídia exterior nas principais capitais do país, trailer em salas de cinema e mídia online com diversas pílulas de conteúdo destacando as features do novo smartphone utilizado pelo protagonista da história.

Buscapé 20 anos depois

A produção desse projeto exclusivo conta com a participação de nomes de peso do longa original, como César Charlone,que participou da pré-produção e das reuniões iniciais do novo projeto, visitando locações com Fred Luz.  Cecília Homem de Mello, Rodrigo Carvalho, Bia Salgado, Antonio Pinto e Christian Duurvoort. Paulo Lins, autor do livro que deu origem à história exibida nas telas dos cinemas de todo o mundo, também teve participação especial na construção do ‘Buscapé’. 

Para trazer à tona esse trabalho, o curta contou com cinco dias de preparação de elenco, três dias de teste para cabelo e maquiagem e quatro diárias de filmagem. Ao todo, 120 pessoas foram mobilizadas na equipe e 169 figurantes estiveram ao longo da filmagem. O material final conta também com filmagens de algumas cenas feitas com o próprio smartphone motorola edge 30 ultra, que possui sistema de câmera com a maior resolução do mercado.

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!