Skip to main content

Os reguladores da Califórnia fecharam o Silicon Valley Bank na sexta-feira e o colocaram sob o controle da US Federal Deposit Insurance Corporation. O FDIC está atuando como um receptor, o que normalmente significa que liquidará os ativos do banco para pagar seus clientes, incluindo depositantes e credores.

Após o colapso do banco na sexta-feira, a incerteza na comunidade de startups só aumentou, com os fundadores preocupados em sacar seu dinheiro, pagar a folha de pagamento e cobrir as despesas operacionais.

Parker Conrad, CEO e cofundador da plataforma de RH Rippling, disse na sexta-feira que sua empresa descobriu que a folha de pagamento de alguns clientes está atrasada devido aos “desafios de solvência” do banco.

“Nossa principal prioridade é receber os funcionários de nossos clientes o mais rápido possível, e estamos trabalhando diligentemente para isso em todos os canais disponíveis e tentando aprender o que a aquisição do FDIC significa para os pagamentos de hoje”, escreveu ele no Twitter .

Mesmo antes do colapso, várias startups teriam considerado retirar seu dinheiro do banco, de acordo com relatos da mídia e postagens públicas de investidores de risco do mercado. O Founders Fund, uma influente empresa de capital de risco fundada pelo bilionário Peter Thiel, teria aconselhado as empresas de seu portfólio a sacar dinheiro do banco recentemente.

As consequências que se desenrolam rapidamente no Silicon Valley Bank ocorrem em um momento desafiador para a indústria de tecnologia. O aumento das taxas de juros acabou com o fácil acesso ao capital que ajudou a alimentar as crescentes avaliações de startups e financiou projetos ambiciosos e deficitários nos últimos anos. O financiamento de empreendimentos nos Estados Unidos caiu 37% em 2022 em comparação com o ano anterior, segundo dados divulgados em janeiro pela CBInsights.

Ao mesmo tempo, a incerteza macroeconômica mais ampla e os temores de recessão levaram alguns anunciantes e consumidores a restringir os gastos, cortando os geradores de receita do setor. Como resultado, o outrora próspero mundo da tecnologia caiu em uma forte temporada de cortes de custos marcada por demissões em massa e um foco na “eficiência”.

A situação no Silicon Valley Bank pode ter sido agravada por mais startups sentindo falta de dinheiro e precisando sacar fundos. Agora, o colapso do banco corre o risco de agravar a crise de caixa do setor, além de poder gerar uma turbulência ainda mais ampla.

Essa matéria usou como fonte a escrita por Catherine Thorbeck para o site CNN Business.

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!