Skip to main content

Atenção, fãs da maçã: eles estão entre nós. Nesta segunda-feira (18), a Apple lançou atualizações de software para iPhones, iPads e smartwatches, adicionando novos recursos e designs para os dispositivos compatíveis. E os tão esperados iOS 17, iPadOS 17 e watchOS 10 trouxeram várias novidades! Anunciados na conferência de desenvolvedores da empresa, em junho deste ano, os novos sistemas adicionam um teclado melhorado com correção automática, novos modos de espera, pôsteres de contato, maior personalização e a maior reformulação da interface do Apple Watch desde que foi lançado.

Os downloads para atualizações do iOS, iPadOS e watchOS já estão disponíveis no Brasil para os dispositivos elegíveis. No caso dos iPhones, receberão a atualização os smartphones lançados a partir do iPhone XS, de 2018. Nos tablets, do iPad Pro 10.5in 2017 ou iPad 2018 (6ª geração) em diante podem instalar o iPadOS 17, e todos os Apple Watches da Série 4 de 2018 para frente podem instalar o watchOS 10.

Para realizar a atualização, basta abrir o aplicativo Ajustesem um iPhone ou iPad e navegar até Geral > Atualização de Software. Clique em ‘Instalar’ e aguarde o sistema ser baixado e instalado automaticamente. Também é possível instalar a atualização através de um Mac ou iTunes em um computador Windows.

Já o WatchOS 10 requer um iPhone XS ou posterior para executar o iOS 17 primeiro. Em seguida, basta abrir o aplicativo Watchno telefone e navegar até Geral > Atualização de softwarepara iniciar a instalação. É preciso colocar o smartwatch no carregador para concluir a atualização. Todas as atualizações da Apple são gratuitas.

Agora, vamos ao que interessa. Trouxemos um guia repleto de novidades que os sistemas vão implementar nos dispositivos. Confira as atualizações:

iOS 17

Correção automática de teclado aprimorada
O teclado da Apple finalmente aprenderá com as correções manuais, o que deve banir os erros de digitação. Será possível reverter o texto corrigido tocando nas palavras sublinhadas, quando estiver errado. O teclado também poderá prever e completar frases enquanto você digita, semelhante ao recurso do Gmail, do Google.

• Pôsteres de contato, mensagens de vídeo e correio de voz ao vivo
Os pôsteres de contato incluem foto, texto e cores personalizáveis, ​​que aparecem nos telefones dos destinatários e no aplicativo de contatos quando você faz uma chamada, permitindo que você escolha sua aparência ao entrar em contato com outras pessoas. Já o NameDrop permite compartilhar suas informações de contato com outro iPhone ou Apple Watch apenas aproximando os aparelhos e escolhendo o que enviar. O mesmo processo de proximidade também funciona para outras interações de compartilhamento de arquivos AirDrop.

Disponível inicialmente apenas nos Estados Unidos e Canadá, o aplicativo de telefone agora pode transcrever automaticamente mensagens de correio de voz em tempo real, para que você possa ver quem está ligando e do que se trata antes de atender a chamada. O recurso é útil para evitar chamadas de spam.

No FaceTime, agora é possível deixar mensagens de voz com vídeo se o destinatário não estiver disponível. As videochamadas também podem ser feitas em uma TV, usando uma caixa de Apple TV e uma câmera de iPhone ou iPad, enquanto reações animadas podem ser acionadas com gestos manuais, como polegares para cima.

Com novos recursos e designs, atualizações da Apple já estão disponíveis no Brasil

Atualização permite escolher sua aparência ao entrar em contato com outras pessoas. (Foto: Reprodução/Apple)

Modo Standby, apenas com Siri e Apple Maps offline
O novo modo Standby pode transformar o iPhone em um pequeno display inteligente quando ele é virado em paisagem durante o carregamento, mostrando a hora, widgets, fotos e outras informações rapidamente, incluindo interações com a Siri. Uma nova opção elimina o “ei” de “ei Siri” ao chamar o assistente de voz da Apple, que agora pode lidar com solicitações consecutivas sem ter que dizer Siri todas as vezes também. Particularmente, a gente amou essas duas novidades!

Também será possível salvar áreas de um mapa no aplicativo Apple Maps para acesso offline, incluindo rotas, horários de funcionamento e outras informações, correspondendo ao recurso popular de longa data do Google Maps.

O navegador Safari, da Apple, agora tem perfis, alcançando rivais como Chrome e Firefox. Eles permitem que você tenha um conjunto diferente de marcadores, configurações, sites e cookies, como um para trabalho e outro para casa.

Check-in
Check-in é um novo recurso de segurança que permite compartilhar sua localização com amigos e familiares. O sistema detecta automaticamente quando você chega em casa e avisa. Se perceber que você está atrasado, ele poderá enviar informações ao seu contato, como localização, duração da bateria e outras informações, para que eles possam ajudar. Super legal e importante, né?

iPadOS 17
Os tablets da Apple ganham a maioria dos novos recursos do iOS 17 com algumas adições apenas para dispositivos de telas maiores.

Personalize a tela de bloqueio com widgets
A Apple adicionou ampla personalização às telas de bloqueio do iPhone no ano passado com o iOS 16, que agora chegam ao iPad. Os usuários podem adicionar widgets, usar papel de parede animado, alterar o tipo de letra e outras opções, enquanto atividades ao vivo, como rastreamento de voos e outros eventos em tempo real passam a ser exibidas na tela de bloqueio.

Com novos recursos e designs, atualizações da Apple já estão disponíveis no Brasil

Personalização com widgets chega ao iPad. (Foto: Reprodução/Apple)

Aplicativo de saúde agora em um iPad
O aplicativo Health, de longa data da Apple, está agora no iPad. Nele, é possível ver dados como rastreamento do sono, atividade e outros, de aplicativos próprios e de terceiros. Ele possui uma nova interface do tamanho de um tablet e pode ser usado para revisar tendências em seus dados, além de registrar itens como sua visão ou saúde mental.

Melhorias na multitarefa do Stage Manager
Durante a multitarefa, as janelas do aplicativo podem ser redimensionadas e colocadas em qualquer lugar da área de trabalho, em vez de ficarem limitadas a determinados slots, como no iPadOS 16. Se houver um teclado conectado ao tablet, é possível segurar a tecla Shift e tocar ou clicar no ícone de um aplicativo para abrir no seu espaço de trabalho atual. Essas pequenas atualizações fazem com que o iPad pareça mais um Mac ou um computador desktop.

watchOS 10
O watchOS 10 ganha muitos dos novos recursos do iOS 17, incluindo NameDrop, pôsteres de contato e outros. Mas, a Apple também reformulou o funcionamento de algumas partes do sistema operacional.

• Aplicativos renovados
A maioria dos aplicativos integrados ao relógio foram redesenhados com mais cores e animações, além de acomodar mais informações na tela por página. Por exemplo, toque na tela do aplicativo Climapara alternar entre condições atuais, temperatura, chance de chuva e outras métricas, enquanto os aplicativos de atividade, frequência cardíaca e sono têm gráficos maiores e melhores de seu progresso diário.

Widgets agora na frente e no centro
Os widgets agora podem ser acessados ​​​​diretamente no mostrador do relógio, rolando ou deslizando de baixo para cima para revelar uma pilha deles. Eles são atualizados dinamicamente com base na hora do dia, sua localização e em como você está usando o relógio, para que as informações oportunas sejam exibidas primeiro, mas você também pode personalizar os widgets e fixar os mais importantes.

Para acomodar os widgets, dois recursos principais tiveram que ser reformulados. Para chegar ao centro de controle para ajustar as configurações, basta pressionar o botão lateral em vez de deslizar de baixo para cima. Clicar duas vezes na Digital Crown agora traz o dock de aplicativos usados ​​recentemente do watchOS anterior. Você não pode mais simplesmente deslizar para a esquerda ou para a direita para alterar o mostrador do relógio: em vez disso, deve pressionar e segurar o mostrador primeiro.

Snoopy, Woodstock, Palette e mais novos watchfaces
Existem vários novos watchfaces para você escolher. A face da paleta muda de cor ao longo do dia, usando três camadas sobrepostas atrás dos ponteiros analógicos. O rosto de Snoopy e Woodstock permite que os personagens titulares reajam aos seus movimentos, ao clima e à hora do dia de forma divertida. O mostrador solar agora tem uma versão analógica, além de um novo mostrador animado do Nike Globe.

O Watch Ultra também recebe um novo mostrador Modular Ultra com mais densidade, que adiciona informações à moldura da tela e pode ter até sete aplicações na tela pela primeira vez.

Com novos recursos e designs, atualizações da Apple já estão disponíveis no Brasil

Snoopy, Woodstock e outras watchfaces estão disponíveis nos smartwatches. (Foto: Reprodução/Apple)

Acessórios para ciclismo e bluetooth
O aplicativo Workoutsagora pode se conectar a acessórios de ciclismo via bluetooth, como medidores de potência de pedal, permitindo mostrar e registrar métricas, incluindo cadência, velocidade e zonas de potência. O relógio também pode ser vinculado ao seu iPhone para mostrar dados de ciclismo ao vivo na tela do telefone, tornando este um substituto do computador de bicicleta quando montado no guidão. O relógio se torna cada vez mais um aliado do esporte!

E aí, curtiu as novidades?

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????