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No Brasil, a prática e o conhecimento sobre a agenda ESG (sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança) vem crescendo ao longo dos anos. De acordo com uma nova pesquisa impulsionada pelo Google e pela empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital MindMiners, 27% das pessoas já ouviram falar da sigla. Além disso, 83% valorizam empresas e marcas ligadas à agenda ESG.

Pensando nisso, nesta quarta-feira (22), o Google apresentou diferentes iniciativas da companhia para o engajamento de clientes e consumidores nas frentes de sustentabilidade. Uma delas é o projeto ‘Green Light’, que utiliza inteligência artificial para fazer recomendações de melhoria no fluxo do trânsito a partir da otimização dos semáforos existentes nas cidades. Ao coordenar vários cruzamentos para criar ondas de sinais verdes, as cidades podem melhorar o fluxo dos veículos e reduzir as emissões de CO₂.

No mundo, são 70 cruzamentos e 12 cidades que utilizam a tecnologia. Já no Brasil, a prática acontece no Rio de Janeiro (RJ), com planos de expansão para Campinas (SP).

A empresa também anunciou uma parceria com o Centro de Operações do Rio, o COR-Rio, para identificar e medir as fontes de emissões de gases poluentes no Rio de Janeiro. Como parte da parceria, o COR-Rio passará a usar dados do Environmental Insights Explorer (EIE) que combina IA e imagens aéreas para oferecer análises e identificar  oportunidades de redução de gases de efeito estufa e poluição nas cidades.

A plataforma mostra oportunidades na redução das emissões, implementação de fontes de energia renováveis e mais limpas, melhoria na infraestrutura, por meio do incentivo ao uso de outros meios de transporte mais sustentáveis e construções com maior eficiência energética.

Alterações climáticas

Ainda no evento em que foram feitos os anúncios, Luisa Phebo, líder de Parcerias de Impacto Social do Google, comentou como a companhia informa a partir de pesquisas crescentes. Por exemplo, este é o ano em que as pessoas mais buscaram sobre tempestades. Ela também destacou o desenvolvimento de alertas de inundações e calor extremo.

Desenvolvido em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), o alerta de previsão de inundações permitiu o envio de mais de 2 milhões de notificações de celular, com previsão de enchentes ribeirinhas cerca de sete dias antes, e mais de 250 alertas foram disponibilizados na Busca e no Google Maps, impactando mais de 9 milhões de pessoas em todo o país.

Até o final de 2023, o Google irá expandir a previsão de enchentes ribeirinhas para mais 40 localidades (38 novas cidades). Esse sistema de alertas é parte dos esforços da empresa para fornecer alertas detalhados sobre o nível das águas dos rios e previsões de cheias.

Sustentabilidade

Sabendo dos interesses dos consumidores com os temas relacionados ao ESG, o Google tem um trabalho de consultoria para empresas por meio do programa Impact!, que reúne dados e recomendações para ajudar empresas e marcas a evoluírem em suas jornadas de maturidade ESG.

Dessa forma, a companhia desenvolveu a possibilidade de mostrar no Google Maps pontos de coleta de resíduos recicláveis. A ideia surgiu em parceria com o Grupo Boticário, que tem um programa de coleta de resíduos nas lojas O Boticário, de forma a incentivar o cliente a devolver as embalagens de cosméticos de qualquer marca. Atualmente, são mais de 7 mil pontos por todo o Brasil.

* Com informações da Exame | Foto de capa: Divulgação/Google.

 

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