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Cathy Birle

Publicitária, Head de Conteúdo e Sócia do Adnews.

Hmmmm…. A cada edição, o Taste São Paulo Festival vem conquistando mais o público (e as marcas), proporcionando experiências e imersões cada vez mais elaboradas no universo da gastronomia, e trazendo em sua bagagem o estilo autêntico do festival: degustação, diversão e muito entretenimento ao ar livre, unindo natureza e sofisticação.

E assim como o festival, com opções para todos os gostos, o clima proporcionou dois fins de semana com experiências díspares: o primeiro, com um calor escaldante, mais adequado ao verão, e este último, com um frio quase nórdico, marcando 11ºC nos termômetros da cidade de São Paulo (SP). Mas, apesar do frio e da chuva que teimou em permanecer, nada foi capaz de afugentar os visitantes. E o Adnews vai contar o porquê. Só vem!

Comer? Beber? Dançar? Aprender? Experimentar? Isso e muito mais no Taste São Paulo Festival

Maior festival gastronômico do mundo aconteceu no Parque Villa Lobos. (Foto: Divulgação/Taste São Paulo Festival)

Números surpreendentes

O Taste contou com uma mega estrutura. Com quase o triplo da antiga edição, o espaço foi ampliado para 50 mil m² e trouxe mais de 28 mil pessoas só no primeiro fim de semana, sendo que a expectativa da organização era de 50 mil no total. O evento teve apresentação de cerca de 120 aulas, reuniu mais de 30 estabelecimentos, mais de 120 opções de pratos, um time de renomados restaurantes e bares, empório com diversos expositores, mais de 30 shows ao vivo (além de DJs) e até um espaço kids, com mais de 300m² de pura diversão.

Obviamente, a presença das marcas não passou despercebida pelo time do Adnews, que esteve lá a convite da .be comunica, agência de Live Marketing que assinou o projeto, apresentado pelo Santander. As empresas participantes aproveitaram muito bem a fórmula de sucesso do festival para se conectar aos seus consumidores, trazendo experiências e oportunidades em áreas de interações e ativações variadas. Também notamos o cuidado com os detalhes da organização do festival, que incluíram como premissas a sustentabilidade, equidade de gênero, diversidade, inclusão e acessibilidade.

Marcas no Taste

Para os entusiastas da cozinha, vale destacar as áreas de conhecimentos e atividades gratuitas. As aulas ministradas por cozinheiros renomados com o preparo de suas receitas foram garantidas nos espaços Fire Pit by Santander, onde o público assistiu aos chefs cozinhando na brasa (churrasqueiras no “modo gourmet”) receitas que foram muito além do churrasco; e no Papo de Cozinha by Electrolux, onde os participantes tiveram a chance de colocar a mão na massa e preparar pratos irresistíveis.

Já os melhores drinques foram preparados e degustados no Papo de Bar by The Bar, onde mixologistas ensinaram misturas e técnicas incríveis para o preparo de drinks deliciosos através das Masterclasses by Diageo. Isso, sem falar da Adega Taste by Grand Cru, o lugar preferido dos apaixonados por vinhos e por quem queria espantar o frio deste último fim de semana.

Interatividade, Jogos, Adrenalina, Espaço Zen e Mobilidade

Além da gastronomia, a principal atração do festival, a diversão também esteve presente e trouxe opções para todos os gostos! Começando pelo Star+, que criou uma experiência interativa para divulgar a estreia da 2ª temporada de O Urso’ (ou The Bear’), série indicada ao Emmy e que traz o ator norte-americano Jeremy Allen White como Carmy, renomado chef que se torna dono de um restaurante após a morte do irmão. O streaming levou os espectadores para um mergulho no universo cinematográfico da gastronomia, oferecendo, inclusive, aulas de como fazer sanduíches inspirados no icônico sanduba da 1ª temporada.

Para os que curtem ação e adrenalina, havia uma tirolesa de 100 metros de comprimento, com uma vista incrível para o Parque Villa-Lobos. A atração oferecida pela Claro, que também assinou o palco dos shows, sobrevoava os estandes do evento e foi disputadíssima!

Alguns estandes entreteram os visitantes com jogos. Na Casa Riachuelo, por exemplo, havia uma roleta da sorte e a chance de ganhar brindes, incluindo mantas, canecas, cupons de desconto e cartões-presente. No estande da Barilla, uma máquina de vento e um teste de habilidades para ganhar brindes exclusivos divertiram o público. Já no estande interativo da Nespresso, o público pode vivenciar a narrativa da marca, explorar os elementos da linha recém-lançada e sinalizar os momentos mais marcantes por meio de string art, uma técnica artesanal que utiliza linhas e pregos para criar imagens, conquistando descontos e prêmios exclusivos.

Comer? Beber? Dançar? Aprender? Experimentar? Isso e muito mais no Taste São Paulo Festival

Shell assinou a mobilidade do evento. (Foto: Cathy Birle)

Depois de tanta comilança e ação, nada como relaxar repondo as energias! No Espaço Zen by Physalis, o público encontrou um local dedicado à harmonização e bem-estar, onde foram oferecidas aulas de automassagem com os lançamentos da marca.

E como fazer para atravessar todo o parque e voltar para casa depois dessa maratona? Ah! A Shell, marca oficial de mobilidade do Taste São Paulo Festival, pensou nisso e disponibilizou carrinhos elétricos (aqueles de golfe), posicionados em locais estratégicos para facilitar a locomoção do público no parque, reforçando sua estratégia de estar presente na jornada de deslocamento dos consumidores.

Destaques que roubaram o nosso ????

Além de diversão, entretenimento, conexão e experiências, e da participação da Feira Preta, comercializando produtos de empreendedores negros, fez parte da agenda do evento a promoção do empreendedorismo, da inclusão, da diversidade e da sustentabilidade. E é claro que fomos ver de perto tudo que o Taste incluiu no quesito ESG para dividir com você!

#1 Equidade
Muitas aulas nas áreas de conhecimento foram realizadas pelo mesmo quantitativo de chefs homens e mulheres. Metade dos expositores e empreendedores também eram mulheres.

Comer? Beber? Dançar? Aprender? Experimentar? Isso e muito mais no Taste São Paulo Festival

ESG até na decoração do evento. (Foto: Cathy Birle)

#2 Inclusão
Foi disponibilizado um banheiro neutro para uso, independente da identidade ou gênero. Também foram viabilizados 1,8 mil ingressos para estudantes da rede pública de ensino de forma gratuita. Além disso, o Taste São Paulo Festival fechou uma parceria com a Gastronomia Periférica, onde estudantes de Gastronomia tiveram a oportunidade de atuar em várias áreas do evento e ter contato com profissionais da área, experimentando os desafios e o ritmo de uma cozinha com grandes exigências técnicas. A organização também incentivou e deu visibilidade a artistas e bandas com pouca expressão nacional, por meio de parceria com uma startup de gerenciamento de artistas iniciantes. Enquanto isso, placas no evento reforçaram a importância da diversidade e tolerância zero à discriminação, e uma equipe representativa foi contratada pela organização do evento.

#3 Acessibilidade
Foi oferecida acessibilidade para pessoas com deficiência e suporte para todo o público. A infraestrutura acessível contou com rampas, vagas de estacionamento, banheiros adaptados e sinalização adequada, além de cardápios em braile e uma equipe de atendimento em Libras.

#4 Sustentabilidade
Houve gestão de resíduos em todas as etapas do evento, foram utilizados pratos e talheres biodegradáveis, as lonas cenográficas descartadas na desmontagem foram doadas para ONGs e transformadas em aventais e outros materiais, como bolsas e estojos escolares, e houve a neutralização de 100% do carbono gerado pelo evento.

O Taste São Paulo Festival é internacionalmente conhecido, reunindo anualmente 600 mil pessoas em diversas cidades do mundo, como Londres, Dublin, Paris, Milão, Roma, Amsterdã, Atenas, Dubai, Abu Dhabi, Riade, Brasília e São Paulo. É uma experiência única com gostinho de quero mais, para provar de novo em 2024!

 

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