Skip to main content

Fortalecer a marca utilizando os sentidos e o marketing sensorial é uma estratégia utilizada por grandes empresas por ser uma forma mais fácil de memorização, como as músicas, por exemplo, que nos fazem lembrar rapidamente das marcas Lead Magazine, Johnson & Johnson e do antigo programa Bom dia e Companhia.

A pós graduada com MBA em Marketing e Negócios interativos, Jennifer de Paula, explicou que os trechos “já é natal na Leader, já é hora(…)”, “banho de cabelo cacheado sempre tem um cafuné (…)” e “40028922 é o funk do Yudi que vai dar Playstation 2” não estão fixados em nossas mentes, há tanto tempo, à toa. 

Como fazer sua marca ser inconfundível? Especialista revela segredos
Imagem: Jennifer de Paula (Divulgação/Arquivo pessoal)

Jennifer explica que o marketing sensorial é eficaz porque consegue atingir várias camadas. Afinal, usa os sentidos. Ela explica que os sentidos sonoros, visuais e olfativos podem “falar” mais pela marca, do que qualquer outra coisa.

“Na experiência visual temos os exemplos do caminhão de Natal da coca-cola, do símbolo do jacaré da marca Lacoste, da estrela da marca de carros Mercedes… Todo mundo conhece e o mais importante: associa o símbolo à marca”, disse.

 A especialista também deu exemplos de experiências olfativas e de paladar. “Podemos trazer com ênfase o lançamento da marca Bubbaloo, linha de produtos com cheiro de chiclete de tutti-frutti. Para a experiência com o paladar posso citar a marca coca-cola, que utiliza em seu produto, sem interferência no sabor, um aliado estratégico para trazer a sensação de frescor e limpeza para o consumidor, o gás”, explicou.

Para Jennifer, mesmo que você nunca tenha ouvido falar no marketing sensorial, certamente já passou por uma experiência que utiliza dele. “Trazer essa estratégia para consolidação de sua marca é um ponto chave para o sucesso”, finalizou.

Quer saber mais? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!

Leave a Reply