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Nos últimos anos houve um grande aumento no consumo de produtos e serviços pela internet. Mas 2020 vem superando todas as expectativas. Segundo dados divulgados pela ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o e-commerce aumentou em 41% entre março e abril deste ano. Dentre os fatores que levaram a isso está o crescente número de pessoas acessando a internet durante o isolamento.

Algo que também não pode ser esquecido é o fato de que as pessoas passaram a usar mais seus celulares. Com os smartphones em mãos é possível realizar desde simples buscas até acessar bancos, realizar compras e outros serviços. E se antes era necessário ir in loco verificar preços, agora todos podem ter os resultados ao seu alcance através de uma simples consulta na internet.

É neste ponto que entra a importância de utilizar estratégias de marketing para chegar ao cliente. E as empresas que vêm acompanhando essa mudança de perto já estão atentas e colhendo os resultados da fidelização de seus clientes. E esses são alguns dos passos que tem ajudado:

  1. Conhecer seu cliente em potencial


Imagem: Reprodução

Saber exatamente qual é o seu público alvo e o que ele deseja é o princípio básico para qualquer negócio, seja ele presencial ou online. Com essa informação, é possível entender as necessidades e saber as tendências que estão sendo lançadas. Com os resultados obtidos é possível verificar as melhores estratégias para alcançar resultados satisfatórios.

E para obter isso, muitas empresas contratam agências especializadas ou utilizam plataformas automatizadas que irão levar em consideração vários fatores como idade, gênero, localização e outros. Muitas vezes contratar um serviço especializado pode aumentar os gastos inicialmente, mas os resultados serão mais certeiros na hora de traçar metas.

  1. Usar as Redes Sociais ao seu favor


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Não há como ignorar as redes sociais. Elas já fazem parte do cotidiano brasileiro, e hoje em dia é difícil conhecer alguém que não possua um perfil em pelo menos uma plataforma. Há inclusive pesquisas que indicam os perfis de quem frequenta as principais redes: o Twitter é mais utilizado pela classe A, o Spotify pelos mais jovens, o Youtube se tornou o mais acessado em 2020. E esses são apenas alguns exemplos.

Não é necessário de fato estar presente em todas as Redes sociais, embora seja altamente indicado ter um perfil oficial nas principais. Mas sabendo qual oferece maiores oportunidades de clientes em potencial, já é possível traçar as postagens e investir tempo e dedicação a estas. É o que muitas empresas pequenas estão fazendo: A Tout, empresa especializada em joias, aproveita as postagens para incluir o link de vendas enquanto outras vendem diretamente através do Instagram.

  1. Estreitar os laços com o público


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É importante deixar um canal aberto para que o público possa se manifestar, seja deixando sugestões, críticas ou buscando outras informações sobre o produto. Com isso, a empresa também passa a ter um panorama geral sobre as reais necessidades do público ao mesmo tempo que demonstra interesse.

Investir no contato é um diferencial que pode fidelizar o cliente. E dentre as formas mais utilizadas estão os chats das redes sociais, respostas feitas nas postagens, e-mails e Whatsapp. Este último vem surgindo como grande ferramenta para estreitar as relações comerciais. Recentemente falamos inclusive sobre a alternativa de pagamento digital através dele e como tal fato vem sendo visto com ressalva por algumas pessoas e ótima oportunidade para outras.

  1. Utilizar o marketing de conteúdo e otimizar sites


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Estar atento às tendências e palavras-chaves mais utilizadas é fundamental para uma empresa que deseja ser conhecida. Uma boa equipe está em dia com os assuntos mais acessados e, dependendo de seu nicho, saberá aproveitar para atrair o cliente para as vendas. E quando falamos em conteúdo, se trata daquele postado tanto nas redes sociais como em sites e blogs.

Há diversos públicos que acessam a internet e um deles chega através dos motores de busca, sendo o mais conhecido o google. Este público é atraído por um conteúdo relevante e que acaba aumentando a credibilidade da empresa e seu rankeamento.

Mas porque isso seria importante? Estar bem ranqueado no google pode significar mais visitas e consequentemente negócios fechados. Para chegar a isso de uma maneira orgânica é necessário investir tempo e dedicação através de ferramentas de SEO (Search Engine Optimization).

  1. Oferecer Degustação de serviços


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Dentre as estratégias que mais trazem retorno está a degustação, amplamente utilizada por grandes empresas. A EF English Live, por exemplo, costuma disponibilizar alguns dias para que os alunos possam conhecer seu curso de inglês, fazendo com que este se envolva na metodologia Tal estratégia também é adotada pela Netflix, que abre seu catálogo ao cliente, e após o término este tem a opção de seguir ou não com o serviço.

  1. Utilizar a mídia paga


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Inicialmente falamos sobre a dificuldade que é alcançar bons números e se posicionar na frente dos concorrentes durante as buscas. Uma boa alternativa para vencer isto é investir na mídia paga.

E ela pode ser feita de várias maneiras: através de publicidade paga em redes sociais como Instagram, Youtube, Facebook e outras; através do Google Ads que posiciona o site nos primeiros lugares; ou através de influenciadores digitais, que são pessoas que possuem relevância para determinado público, tornando as propagandas bem direcionadas.

O mercado, principalmente o online, está sempre em constante atualização. E é necessário que a empresa esteja sempre em dia com as mudanças. Essas ferramentas utilizadas em conjunto irão atrair e fidelizar mais clientes.

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