Skip to main content

Uma recente pesquisa do Instituto Datafolha apontou que a falta de apoiadores financeiros é classificada como dificuldade para 41% das organizações sociais. Além disso, a carência de doações de materiais e equipamentos afeta 13% das instituições e projetos sociais, e a baixa adesão de voluntários impacta 11% desse tipo de organização. Pensando nisso, o portal Lupa do Bem, iniciativa da Sherlock Communications, premiada agência de relações públicas e marketing digital da América Latina, nasceu para apoiar a divulgação de ONGs, OSCIPs e projetos sociais, para que eles possam conquistar ajuda financeira, voluntariado e visibilidade na mídia.

A novidade, segundo Fabiana Rosa, jornalista e fundadora do portal, é o lançamento do novo site, que tem um design moderno e atrativo, com funcionalidades inovadoras.

“Queremos ser uma verdadeira enciclopédia, mapeando o maior número de projetos possível ao redor de todo o Brasil e sendo uma ferramenta facilitadora para conectar quem quer apoiar, por meio de doações ou voluntariado, a quem precisa de ajuda”, diz.

O novo site conta com um espaço para consulta, onde será possível filtrar os projetos por categoria e pelos estados brasileiros.

“Temos um mapa do Brasil, e então, por exemplo, podemos pesquisar projetos voltados para o esporte no estado do Pará. Quando aparecer a lista dos projetos mapeados nestas categorias, também poderemos ver com facilidade se eles precisam de ajuda financeira, de materiais, de voluntários, etc.”, explica Fabiana.

Na prática, o Lupa do Bem é um espaço dedicado à produção e divulgação de conteúdo de impacto social e já soma 22 mil acessos no site. Comemorando recentemente dois anos de existência, o portal já divulgou 233 projetos em conteúdos traduzidos também para o inglês e espanhol. As iniciativas que já foram mapeadas estão nas áreas da educação, cultura, tecnologia, esporte, saúde, comunidade LGBT+, ciência, sustentabilidade, criança, idoso e direitos da mulher, entre outras.

Além do apoio nas divulgações, o portal também tem ajudado financeiramente alguns projetos, e 87 deles já receberam o valor acordado. O cálculo do impacto estima que mais de 3,5 mil pessoas estão sendo afetadas diretamente por essas doações.

Lançado em 19 de julho de 2021, no Dia Nacional da Caridade, o Lupa do Bem é um espaço dedicado à produção de conteúdos de impacto social. Com pluralidade e equilíbrio, o objetivo é destacar ideias e pessoas que estão promovendo mudanças e ampliando vozes na sociedade.

“Criamos o Lupa do Bem em 2021, em parceria com a equipe de jornalistas do Favela em Pauta. Desde então, trabalhamos muito, e hoje, temos uma equipe multidisciplinar que é responsável por fazer o projeto funcionar e crescer cada vez mais”, conta a jornalista.

Impacto positivo

Para proporcionar um conteúdo com linguagem clara e acessível, o projeto Lupa do Bem realizou uma parceria com a Pitanga.Mob, empresa especializada em engajamento e captação de recursos, para desenvolver um e-book direcionado às organizações na busca por fontes de financiamento. A publicação de 22 páginas esclarece termos técnicos e simplifica explicações sobre o funcionamento de editais e outras formas de captação de recursos, temas que originalmente são vistos como mais complexos pelos criadores de projetos.

A publicação traz dados sobre doações no país, orientação sobre um planejamento contínuo, a importância de uma comunicação de valor e o mapeamento das fontes de captação. É um e-book que aborda desde a elaboração de um plano de captação de recursos até o uso de tecnologia e marketing para alcançar potenciais doadores.

Segundo Fabiana, a ideia surgiu ao perceber a falta de apoio, e muitas vezes, conhecimento, que pequenas organizações ou projetos têm sobre como ampliar sua atuação.

“Existem diversas estratégias que as ONGs e OSCs brasileiras podem adotar para captar recursos de forma eficiente e sustentável. A captação pode ser realizada com diversas estratégias, desde a busca por doações individuais e corporativas, até eventos de arrecadação de fundos. É importante que essas organizações estabeleçam metas claras e definam um plano de ação detalhado para alcançá-las”, completa.

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????