Uma pesquisa recente da Adobe relatou que 60% das visitas em sites de varejo online em agosto de 2020 vieram de smartphones, que são responsáveis por 40% das vendas online. É inegável que o e-commerce mobile — ou m-commerce — será um grande fator para o sucesso dos varejistas nesta época de compras de final de ano — e muitos varejistas de m-commerce atingirão suas metas com a ajuda do deep linking.
O que é Deep Linking?
Os deep links são links que enviam os usuários diretamente para um aplicativo em vez de um site ou loja de aplicativos (Play Store ou App Store). Usando deep links, você pode direcionar os usuários diretamente para lugares específicos no aplicativo — geralmente, uma promoção —, economizando assim o tempo e a energia dos consumidores, que não precisarão encontrar determinada página sozinhos.
Isso melhora consideravelmente a experiência do usuário e costuma ser esperado em computadores, mas não em smartphones. Os deep links permitem que os consumidores mobile transitem facilmente entre páginas e aplicativos, por exemplo, de um anúncio de fones sem fio em uma rede social diretamente para a página do produto no seu aplicativo.
No fim, o deep linking torna mais fácil para os compradores encontrar o que eles querem e, se tudo der certo, eles voltam a comprar. O deep linking pode até mesmo melhorar seus esforços de aquisição de usuários (UA), ao fornecer uma experiência otimizada, reduzindo dessa forma, o churn.
Como usar o deep linking em aplicativos de varejo
Quando se trata de aplicativos de m-commerce, a maior vantagem do deep linking é a capacidade de direcionar usuários diretamente para a página de interesse e melhorar as conversões. De fato, 51% dos usuários mobile preferem finalizar transações no aplicativo. Por isso, vale a pena usar deep links ao executar anúncios mobile ou em e-mails. Isso é especialmente relevante nas redes sociais.
Quase 80% dos consumidores entrevistados pelo Facebook disseram ter usado, pelo menos, um aplicativo ou serviço da empresa para descobrir produtos na última época de compras de final de ano, de acordo com Alicia LeBeouf, Head de Varejo no Facebook. Cada vez mais, as redes sociais são um ponto de partida importante para os compradores online, e os usuários das redes sociais estão no ambiente mobile. É um bom negócio permitir que consumidores em potencial cliquem em um produto ou uma oferta que os leva diretamente à página no aplicativo onde eles podem realizar uma ação.
Mas o deep linking também tem outros usos.
Identificando lacunas, como usuários ou consumidores que abandonaram seus carrinhos de compras. Você pode testar mensagens — por e-mail ou anúncios direcionados — com deep links. Assim, sua equipe pode analisar como esse segmento responde a diferentes ofertas e campanhas de anúncios. Isso também promove o reengajamento, trazendo de volta usuários que podem estar prestes a abandonar o aplicativo, lembrando-os do que você tem a oferecer.
Mas o que acontece se um usuário ainda não tiver seu aplicativo e clicar em um deep link?
Um deferred deep link garante que caso o usuário não tenha o seu aplicativo e clique em seu anúncio, ele será direcionado para a loja de aplicativos. Como os dados dos cliques são registrados, esse usuário é enviado automaticamente para o destino desejado após instalar o aplicativo. Essa experiência otimizada não apenas agradará os usuários como também deve evitar a perda de vendas e conversões.
Mas há alguns poréns, tanto para o deep linking direto quanto para o deferred deep linking, agora com as mudanças do iOS 15+.
Deep linking e ATT
Desde a depreciação do IDFA e a introdução do App Tracking Transparency (ATT), os profissionais de marketing se esforçam para encontrar novas formas de entender suas campanhas mobile. Como já expliquei, usar deep links nas campanhas pode ajudar a entender quais anúncios ou e-mails seus consumidores estão respondendo e engajando e pode te auxiliar a usar melhor o orçamento destinado a anúncios.
A boa notícia é que funções relacionadas à experiência do usuário, como o deep linking, não são proibidas desde que não sejam usadas como soluções alternativas para os regulamentos do ATT e, portanto, não serão afetadas pelo iOS 15+. Mas há um porém.
As campanhas da SKAdNetwork abrem a página da App Store na exibição da web. Isso significa que elas podem quebrar deep links condicionais, que direcionam usuários existentes ao seu aplicativo e novos usuários à App Store. Para usuários que instalaram seu aplicativo, os deep links condicionais funcionam conforme esperado. Novos usuários, porém, não são enviados à App Store para instalar seu aplicativo. Então, lembre-se disso ao criar campanhas de deep linking nesta época de compras de final de ano.
Se você está planejando usar deferred deep links, lembre-se de que eles podem ser afetados pelas medidas de privacidade do iOS. O deferred deep linking está extremamente limitado nos usuários do iOS 15 que não consentem o rastreamento, pois sem atribuição determinística não é possível corresponder um clique a uma instalação.
Os profissionais de marketing precisam ser espertos em relação a como e quando usar deferred deep links no iOS, mas se você está direcionando compradores em dispositivos Android, pode otimizar campanhas em uma única página, estágio ou catálogo sem se preocupar com a navegação do usuário. Da UA ao churn, da UX a conversão, o deep linking pode ajudar a aprimorar todos os estágios da jornada do usuário de m-commerce e a garantir sua fatia de participação em meio às compras de fim de ano.
Por Guilherme Kapos
Diretor de Vendas para a América Latina na Adjust