Com a alta dos preços que refletem em toda cadeia de abastecimento, o percentual de vendas de cartões presentes para o Dia das Mães, comemorado no próximo dia 08, deve aumentar nos próximos dias. Depois do Natal, é uma das datas mais aguardadas pelos lojistas no ano pelo fluxo de vendas, além de ser uma ocasião especial para o varejista atrair mais consumidores, em meio à alta na taxa de juros em consequência da inflação que está na casa dos 7,65%.
Para o Dia das Mães, a Todo, retailtech especializada na tecnologia de venda, logística, distribuição e gestão de cartões presente, projeta crescimento de 110% nas lojas físicas, enquanto no e-commerce é esperado um aumento de 37%.
“De um lado, os varejistas seguem cada vez mais focados em soluções que os auxiliem no aumento do contato com suas marcas e na fidelização de compra. De outro, os consumidores que buscam por marcas que entregam exatamente o que precisam e na hora que necessitam. É por isso que o cartão presente tem sido uma solução inteligente para ambos os lados.”, diz João Espíndola, responsável pela fundação da startup e hoje gerente geral da Todo, que pertence ao Grupo InComm Payments, empresa de giftcards localizada nos Estados Unidos.
Entre as marcas que mais vendem cartões em loja física no Dia das Mães, estão as Lojas Cattan, seguida pela Eletrolux, Lojas Leader, Riachuelo, Zinzane e a Sholder. Já no e-commerce, são Centauro, Outback, Tok & Stok, Arezzo e Nike, nesta ordem de maior procura por presentes na data. Os nichos de atuação principais do cartão-presente estão concentrados nas lojas de comércio eletrônico, lojas de departamento/moda, restaurantes e bares, supermercados, entretenimento e jogos, saúde e bem-estar e viagens. “A tendência é que cada vez mais segmentos busquem a solução para incremento de venda e uma forma de proporcionar uma experiência de compra nova para o cliente”, reafirma Espíndola.
Estratégias e inflação
O mercado de cartão presente movimenta R$ 10 bilhões ao ano e até 2024 poderá superar a marca de US$ 221 bilhões, segundo o relatório Global Gift Card Survey. O Brasil está inserido nesse ecossistema ocupando a 8ª posição no ranking global de vendas.
Sabe-se que a venda de cartão presente, no Brasil, tem no segmento varejista o seu principal alicerce para vendas, marketing e sustentação de negócios. Segundo levantamento da GFK, especialistas em estudos de mercado, nos dois primeiros meses de 2022 houve um aumento de quase 30% nas vendas de lava-louças, churrasqueiras a gás e refrigeradores. Para notebooks de 7ª geração, o crescimento foi de 33%, e para smartphones 21%.
Retomada do crescimento
Apesar da alta da inflação, que vem corroendo a renda dos brasileiros, e da alta taxa de juros que freia a economia, provocando um estagflação, o varejo nacional cresce pelo quinto mês consecutivo, é o que informa o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Em março deste ano, o crescimento no número de vendas foi de 18%, descontada a inflação e em comparação com março de 2021.
Por sua vez, o índice sobre a receita de vendas observadas pelos varejistas foi de 33,4%, segundo o ICVA. “Sendo parte do ecossistema do varejo, na Todo observamos um crescimento nas vendas de cartões presentes no varejo, e essa subida é um pouco lenta, gradual e bem desafiadora nesse momento, porém a expansão nas vendas nos traz otimismo para encarar os próximos meses”, finalizou João Espíndola.
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