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Com a alta dos preços que refletem em toda cadeia de abastecimento, o percentual de vendas de cartões presentes para o Dia das Mães, comemorado no próximo dia 08, deve aumentar nos próximos dias. Depois do Natal, é uma das datas mais aguardadas pelos lojistas no ano pelo fluxo de vendas, além de ser uma ocasião especial para o varejista atrair mais consumidores, em meio à alta na taxa de juros em consequência da inflação que está na casa dos 7,65%. 

Para o Dia das Mães, a Todo, retailtech especializada na tecnologia de venda, logística, distribuição e gestão de cartões presente, projeta crescimento de 110% nas lojas físicas, enquanto no e-commerce é esperado um aumento de 37%. 

“De um lado, os varejistas seguem cada vez mais focados em soluções que os auxiliem no aumento do contato com suas marcas e na fidelização de compra. De outro, os consumidores que buscam por marcas que entregam exatamente o que precisam e na hora que necessitam. É por isso que o cartão presente tem sido uma solução inteligente para ambos os lados.”, diz João Espíndola, responsável pela fundação da startup e hoje gerente geral da Todo, que pertence ao Grupo InComm Payments, empresa de giftcards localizada nos Estados Unidos.

Dia das Mães: venda de cartões presente deve superar a marca de 2021
João Espíndola. Imagem: Divulgação / Magnitude Comunicação

Entre as marcas que mais vendem cartões em loja física no Dia das Mães, estão as Lojas Cattan, seguida pela Eletrolux, Lojas Leader, Riachuelo, Zinzane e a Sholder. Já no e-commerce, são Centauro, Outback, Tok & Stok, Arezzo e Nike, nesta ordem de maior procura por presentes na data. Os nichos de atuação principais do cartão-presente estão concentrados nas lojas de comércio eletrônico, lojas de departamento/moda, restaurantes e bares, supermercados, entretenimento e jogos, saúde e bem-estar e viagens.  “A tendência é que cada vez mais segmentos busquem a solução para incremento de venda e uma forma de proporcionar uma experiência de compra nova para o cliente”, reafirma Espíndola.

Estratégias e inflação

O mercado de cartão presente movimenta R$ 10 bilhões ao ano e até 2024 poderá superar a marca de US$ 221 bilhões, segundo o relatório Global Gift Card Survey. O Brasil está inserido nesse ecossistema ocupando a 8ª posição no ranking global de vendas. 

Sabe-se que a venda de cartão presente, no Brasil, tem no segmento varejista o seu principal alicerce para vendas, marketing e sustentação de negócios. Segundo levantamento da GFK, especialistas em estudos de mercado, nos dois primeiros meses de 2022 houve um aumento de quase 30% nas vendas de lava-louças, churrasqueiras a gás e refrigeradores. Para notebooks de 7ª geração, o crescimento foi de 33%, e para smartphones 21%.

Retomada do crescimento 

Apesar da alta da inflação, que vem corroendo a renda dos brasileiros, e da alta taxa de juros que freia a economia, provocando um estagflação, o varejo nacional cresce pelo quinto mês consecutivo, é o que informa o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Em março deste ano, o crescimento no número de vendas foi de 18%, descontada a inflação e em comparação com março de 2021. 

Por sua vez, o índice sobre a receita de vendas observadas pelos varejistas foi de 33,4%, segundo o ICVA.  “Sendo parte do ecossistema do varejo, na Todo observamos um crescimento nas vendas de cartões presentes no varejo, e essa subida é um pouco lenta, gradual e bem desafiadora nesse momento, porém a expansão nas vendas nos traz otimismo para encarar os próximos meses”, finalizou João Espíndola. 

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