Skip to main content

O cantor e compositor disse ao Newsnight da BBC Two que não teve escolha a não ser defender seu trabalho no tribunal. Para se proteger contra reclamações futuras, Ed Sheeran disse que agora filma todas as suas sessões de composição. Um juiz decidiu na quarta-feira que Sheeran não plagiou a música Oh Why de Sami Chokri.

Ed Sheeran: Caso de direitos autorais era sobre honestidade, não dinheiro
Imagem: Reprodução/BBC News

Em sua primeira entrevista após o veredicto, Sheeran e seu co-roteirista, John McDaid, do Snow Patrol, disseram ao Newsnight sobre a “extraordinária tensão” que o caso exerceu sobre eles. Descrevendo o processo judicial como longo e desagradável para todos os envolvidos, Sheeran disse que “não havia outra escolha” a não ser lutar contra a reivindicação.

“Você pode obter um julgamento ou pode ter um acordo e [quando] você sabe que está certo, então você não pode resolver apenas por princípio. Você não pode resolver. “Nossos royalties foram congelados e nos deram duas opções e escolhemos a opção que era integral para nós.” McDaid acrescentou: “No ano passado, ficou muito pesado e consumiu. O custo para nossa saúde mental e criatividade foi realmente tangível”.

Esta não é a primeira vez de Ed Sheeran no tribunal por uma disputa de direitos autorais. Em 2017, o cantor de 31 anos resolveu um caso de violação de direitos autorais de US$ 20 milhões por sua música Photograph, algo que ele disse ao Newsnight que agora se arrepende de ter feito. Quando perguntado se ele achava que o acordo levou, em parte, ao seu caso mais recente, ele disse que “as comportas se abriram”.

Isso também o levou a reavaliar seu relacionamento com a música. “Eu não toquei Photograph por muito tempo depois disso. Eu simplesmente parei de tocar. Eu me senti estranho com isso, isso me fez sentir sujo”, disse ele.

E houve efeitos duradouros na maneira como ele trabalha. Para se proteger contra quaisquer reivindicações semelhantes no futuro, o cantor premiado com o Grammy começou a filmar todas as suas sessões de escrita criativa. Ele disse que não aplicou essa medida de proteção a sessões de escrita colaborativa envolvendo outros artistas, como as sessões de escrita do Shape of You com McDaid e o produtor Steven McCutcheon. Mas ele disse: “Agora eu apenas filmo tudo, tudo está no filme. “Tivemos reivindicações nas músicas e vamos, bem, aqui está a filmagem e você assiste. Você verá que não há nada lá.”

‘Adivinhando a si mesmo’ e sua experiência de composição foi manchada: “Há o ponto de George Harrison em que ele disse que tem medo de tocar o piano porque pode estar tocando a nota de outra pessoa. Definitivamente, há um sentimento disso no estúdio. “Pessoalmente, acho que a melhor sensação do mundo é a euforia em torno da primeira ideia de escrever uma ótima música. “Esse sentimento agora se transformou em ‘oh espere, vamos ficar para trás por um minuto’. Você se encontra no momento, duvidando de si mesmo.”

McDaid pediu uma discussão mais aberta entre todos os membros da indústria da música, em vez de mais litígios. “Acho que há buracos óbvios no sistema no momento.

Se eu puder ir a um musicólogo e obter um relatório e pegar esse relatório e eles puderem congelar a renda de alguém com base nisso… isso é um problema. “Isso cria uma cultura em que pode ser usado como uma ameaça e acho que precisamos conversar com as sociedades, com empresários, artistas, compositores e dizer que isso não é bom para ninguém”. Ambos falaram de seu alívio que o processo de anos havia chegado ao fim. “Estou feliz que acabou. Estou feliz que podemos seguir em frente e voltar a escrever músicas”, disse Ed Sheeran.

Matéria traduzida de BBC News – Mark Urban.

Quer saber mais? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!

Leave a Reply