Skip to main content

Atualmente, o cenário de eSports feminino no Brasil já é consolidado, com diversas empresas lançando campeonatos voltados para o público feminino, como por exemplo, a Riot e o circuito feminino de Valorant. Contudo, ainda existe um caminho a ser percorrido para a igualdade de gênero estar presente no cenário competitivo de eSports no Brasil.

Esta igualdade de gênero é ausente principalmente nos grandes campeonatos, e na visibilidade dos torneios já existentes.  Em outras palavras, as jogadoras não possuem as mesmas oportunidades para vivenciar a experiência profissional de torneios organizados, que os homens.

Para debatermos esse assunto, convidamos Vanessa “Nessyteras” Paccico, Casters de eSports, Renata “Reehplays” Bagnato, apresentadora de eSports, e Victoria “viickmicheleto” Micheleto, Casters de eSports, para um bate-papo no LIVEADS da semana. Além dos convidados, o LIVEADS conta com a apresentação do nosso CEO, Daniel Rosa.

Conheça nossas convidadas:

Nome: Vanessa Paccico
Nickname: Nessyteras
Função: Casters
Experiências: Caster de esports desde 2019, possui um portfólio bem diversificado. Como comentarista, atuou pela Liga Feminina de CS:GO da BGS Esports em 2020, pelo Athena’s Challenge, campeonato de CS:GO da GARAM OPs em 2021 e pela Women’s Community Festival, campeonato feminino de Valorant também em 2021. Participou também do primeiro split da GRRRLS League, liga feminina de CS:GO da Game XP, como analista, e do relegation do segundo split como apresentadora. Como narradora, atuou pela Beyond the Summit transmitindo jogos da Clutch Island em 2020 e Open Qualifier da Starladder CIS RMR em 2021, além de muitos jogos pelas antigas MissclickTV e SevereTV.

Nome: Renata Bagnato
Nickname: reehplays
Função: Apresentadora
Experiências: Renata “Reehplays” Bagnato é conhecida por seu trabalho como comentarista e streamer de Counter Strike: Global Offensive. Há mais de 4 anos na comunidade gamer como criadora de conteúdo, é a primeira mulher a comentar profissionalmente jogos de CS:GO, trazendo consigo a bandeira da representatividade e da inclusão feminina no mundo dos esportes eletrônicos. Em 2019, se tornou jurada do “Oscar dos Esportes Eletrônicos”, o Prêmio eSports Brasil, pelo segundo ano consecutivo. Recentemente, está expandindo seus conhecimentos para o VALORANT.

Nome: Vitoria Micheleto
Nickname: viickmicheleto
Função: Caster
Experiências: Narradora destaque de CS:GO (desde 2019) e Valorant (desde 2021), Vick também trabalha com eventos e divulgações de produtos. A maior inspiração feminina é a Babi Micheletto que é uma excelente narradora e criadora do projeto pode casting, e o BiDa, que é a maior inspiração de narração no cenário por ser o nome que fez o mundo de caster acontecer.

Onde assistir ao “Elas no eSports: mulheres na luta pela inclusão | LIVEADS”

A transmissão ao vivo do “Elas no eSports: mulheres na luta pela inclusão | LIVEADS”, é uma produção exclusiva da WT1 Digital, e acontece nesta quarta-feira, 16 de junho, às 16h, em nossos principais canais: YouTubeFacebook

Leave a Reply