Skip to main content

As eliminatórias para o Qatar 2022 estão entrando na reta final em todo o mundo. As seleções apuram suas opções de carimbar o passaporte para um dos maiores eventos esportivos globais. Como de costume, o grupo da Conmebol vive a luta mais acirrada de todos os grupos. As apostas são claras no caso de duas das seleções, com opções abertas para quase todos os demais times.

São 11 seleções na luta e apenas uma delas ficou sem opções nas últimas seis rodadas das eliminatórias de Qatar 2022. O time da Venezuela, último classificado com apenas 7 pontos em 12 jogos, precisa de um milagre para chegar, pelo menos, na quinta colocação, o que  classificaria a Vinotinto para uma eliminatória contra uma seleção asiática.

No topo da tabela, a seleção brasileira tem se mostrado a mais forte das Eliminatórias de Qatar 2022. O time de Tite não perdeu nenhum jogo e só deixou de ganhar um dos 12 disputados. O Brasil está de fato classificado para a Copa, com a honra de ficar em primeiro lugar como maior incentivo nas seis rodadas restantes.

Brasil e Argentina, caminho de Qatar 2022

Atrás do Brasil fica a Argentina. A seleção liderada por Lionel Messi fica em segundo com seis pontos a menos.  A albiceleste e a canarinha têm um duelo direto pendente de disputar, o famoso jogo adiado após a polêmica entrada de jogadores argentinos no Brasil sem  guardar quarentena pelo coronavírus. O time dirigido por Scaloni tem também a classificação para a Copa praticamente selada. 

É atrás da Argentina e do Brasil que as eliminatórias Qatar 2022 ficam interessantes.  Até sete seleções das dez restantes vão lutar pelo terceiro e quarto lugar, as posições que valem passagem direta para a Copa. E também pela quinta colocação, que significa disputar uma repescagem contra um time asiático.

O melhor colocado nessa luta é o Equador, a grande surpresa das eliminatórias. A seleção tricolor conta 20 pontos após 13 jogos, na frente de Colômbia, Uruguai e Chile. A situação fica difícil para essas três seleções habituais das Copas e acostumadas a lutar pelos lugares de privilégio na Copa América.

Sete aspirantes para três vagas

Chile tem 16 pontos, igualado com o Uruguai, que marca a fronteira da quinta colocação nas Eliminatórias de Qatar 2022. A seleção celeste, com as grandes estrelas já no final da carreira, debate a continuação do técnico Óscar Washington Tabárez.

“Fomos às últimas três Copas do Mundo.  Você tem que ver o lado positivo.  Nas eliminatórias anteriores, nos classificamos algumas datas antes e é por isso que digo que as pessoas ficaram um pouco mal acostumadas”, defendeu Luis Suárez a seu selecionador.

No entanto, o Chile vem de três vitórias consecutivas, o que ajudou o time andino a entrar na luta pela classificação para a Copa e salvou o emprego do  selecionador, Martín Lasarte. Mas a disputa pelas vagas diretas para a Copa de Qatar 2022 e pela repescagem está ainda aberta para mais três seleções.  Bolívia, Paraguai (ambas com 12 pontos) e Peru (com 14) têm opções matemáticas e esportivas de chegar, pelo menos, à quinta colocação.

Fica muito por decidir nas últimas seis rodadas das Eliminatórias de Qatar 2022, as mais competitivas do futebol mundial. No final, quem acompanhará o Brasil e a Argentina na ida ao país árabe?

Leave a Reply