A Artplan anuncia uma reestruturação em sua área de criação. A partir de agora, a dupla Rafael Gil e Rodrigo Almeida, o Monte, faz parte do time de profissionais da agência. Ambos assumem o posto de Chief Creative Officers (CCOs). Gil e Monte formarão uma trinca com Marcello Noronha, que ocupava o cargo de diretor executivo de Criação nos escritórios do Rio de Janeiro e de São Paulo, sendo promovido também a CCO. O trio terá atuação nacional. Em São Paulo, atuará em parceria com a CEO Gláucia Montanha e responderá diretamente ao sócio presidente Antonio Fadiga.
“Chegar à Artplan é fazer parte do maior ecossistema independente de comunicação, publicidade e entretenimento do Brasil, possivelmente do mundo. Uma responsabilidade que nos traz um frio na barriga e uma grande vontade de explorar todas as possibilidades que o grupo oferece, sempre focados na criatividade que faz barulho e traz resultado”, afirma Monte.
Antes de chegar à Artplan, Gil e Monte acumulam duas passagens juntos pela AlmapBBDO e uma pela VMLY&R. Nesse período, conquistaram 2 Grand Prix de Cannes (“Starbucks I am” e “TERR4”), dezenas de leões, 3 Grand Prix do Effie e 2 títulos de agência do ano na premiação. A dupla possui uma das parcerias mais prósperas na atual publicidade brasileira. Os profissionais estiveram envolvidos em algumas das campanhas de maior reverberação dos últimos anos, como o Dia dos Namorados do Boticário, em 2016 (a primeira vez que uma grande marca representou casais homoafetivos em filme na TV aberta) e a campanha de 70 anos da Volkswagen Brasil, que uniu Maria Rita e sua mãe, Elis Regina, em um dueto, por meio de inteligência artificial. Rafael Gil, atualmente, é o diretor de arte brasileiro com mais publicações na história da Luerzer’s Archive, sendo o primeiro no ranking global nos últimos 10 anos. Em recente pesquisa com 90 líderes criativos sobre as 10 melhores campanhas de 2023, a dupla tem participação no 1º lugar (Elis), 3º (TERR4) e 4º (Buscapé).
“É um imenso privilégio fazer parte de uma agência com uma história tão rica na publicidade brasileira. Estou ansioso para contribuir junto ao time da Artplan com ideias poderosas que construam marcas, estabeleçam conversas e toquem a vida das pessoas, aliadas a um craft que promova a excelência em cada trabalho”, complementa Rafael Gil.
Já Marcello Noronha está na Artplan desde 2019. O profissional multidisciplinar tem atuação marcada a partir da união de ideias criativas alinhadas aos insights do creative data, como formas de entender as necessidades do cliente. Esta combinação já resultou em muitas ações mais desformatadas. Entre os cases, estão campanhas desenvolvidas para a Oi, Cervejaria Therezópolis, Localiza e Estácio. Há mais de 20 anos no mercado, o publicitário empreendeu em estúdios de design, agência e licensing até entrar na NBS, agência onde permaneceu por 16 anos, parte deles como diretor de Criação com trabalhos para Oi, BomNegócio (atual OLX), Coca-Cola, Bob’s, Guaraná Antárctica, SulAmérica e Suvinil. Sua trajetória já rendeu reconhecimento em vários prêmios nacionais e internacionais, como Cannes, Effie, Profissionais do Ano, El Ojo, Clio, New York Festival, CCSP e YouTube Works.
“A chegada do Monte e do Rafa inaugura uma nova fase na Artplan. Com certeza, vamos criar um ambiente para que as ideias floresçam ainda mais na agência, que tem na sua cultura ideias poderosas que viram conversa. Voltar a trabalhar com o Monte e poder estar ao lado do Rafa Gil era um sonho que comungou com os objetivos traçados pela Gláucia, Fadiga e Rodolfo, de fazer da Artplan uma agência que figure na liderança dos negócios criativos do país”, conta Noronha.
CEO da Artplan, Gláucia concorda com o posicionamento de Noronha, e destaca sua alegria pelo novo momento da agência.
“Estou muito feliz com esse momento da Artplan. Esse movimento tangibiliza o que estamos construindo: uma agência com talentos que façam a diferença no mercado e nos clientes. Voltar a trabalhar com o Monte e Rafa, juntamente com o Noronha, é muito mais que ter um trio criativo, é ter um olhar para a essência da comunicação e experiência”, ressalta.
Para Antonio Fadiga, as novas configurações na área de criação da agência são reflexos de importantes componentes que, juntos, prometem fazer um barulho no mercado.
“Junte o DNA do fundador da Artplan com a capacidade de gerar experiências, por meio de comunicação integrada. Acrescente a agilidade de uma agência independente, com um dos times mais premiados do país em lindas campanhas para marcas reconhecidas. É uma combinação poderosa que tem tudo para acelerar resultados para nossos clientes”, explica.
Mariana Sá, executiva que ocupava a cadeira de Chief Creative Officer, sai da Artplan e parte para novos desafios.
Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens