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As redes sociais são responsáveis pela maior mudança social que a humanidade experimentou globalmente nos últimos 20 anos. Esse movimento, que começou no início dos anos 2000 para aproximar pessoas que não se viam há muito tempo ou que estavam a certa distância, além de compartilhar brevemente pensamentos e sentimentos, cresceu para diversos âmbitos: construção de relacionamentos de amizade e amorosos, fortalecimento de laços familiares, networking e outros fins profissionais. E assim, devagarzinho, as redes sociais dominaram o mercado e o cotidiano de boa parte das pessoas.

Se, com o advento da tecnologia, não estar online era como não existir, o mesmo se aplica hoje a quem escolhe não ter pelo menos conta em nenhuma rede social. A regra vale para pessoas e para empresas.

“Atualmente, existe uma regra não escrita no Marketing para as empresas: se você não está presente em alguma plataforma, está perdendo uma oportunidade inquestionável de alcançar um grupo potencial de consumidores para a sua marca”, diz Steffy Hochstein, diretora Digital da Another, agência global com a maior oferta de mídias na América Latina.

Em nível mundial, as pessoas na América Latina são as que passam mais tempo em frente às telas diariamente, com uma média de 212 minutos, de acordo com uma pesquisa em 45 mercados da empresa GlobalWebIndex (GWI). Em nível regional, Brasil e Colômbia são os países mais envolvidos nas redes sociais, com médias diárias de 225 e 216 minutos, respectivamente.

“No caso das novas gerações, como a Geração Z, eles deixaram de ser os mais conectados e resolveram dar uma leve pausa. Antes da pandemia, na região, os jovens argentinos de 16 a 24 anos tinham a média de conexão mais alta do mundo, com 257 minutos diários. Agora, estão passando menos tempo nas redes sociais, desmentindo a crença de que os consumidores mais jovens estão constantemente conectados. Na verdade, as gerações mais velhas têm a coroa de quem passa mais tempo em frente à tela”, comenta Hochstein, com base no relatório mais recente da GWI.

A especialista acrescentou que a Geração Z está mais preocupada com sua saúde mental em relação às telas, pois 35% afirmaram que deve haver alguma forma de prevenção ao hábito de passar tanto tempo em seus dispositivos, em comparação com apenas 22% da Geração X e 18% dos baby boomers.

Qual é a rede social com mais usuários?

Em 2023, a plataforma mais popular fora da China ainda é o Facebook, com 2,91 bilhões de usuários, seguida pelo YouTube, com 2,51 bilhões de pessoas ativas. Em terceiro lugar está o WhatsApp, com 2,51 bilhões de usuários e, finalmente, o Instagram, com 1,48 bilhão de seguidores.

O TikTok é um assunto que requer sua própria análise. O número de usuários da internet que afirmam usar essa plataforma mensalmente aumentou 40% desde 2020. Além disso, o engajamento com o TikTok cresceu especialmente entre os consumidores mais velhos, demonstrando seu apelo intergeracional.

“As redes sociais possuem um algoritmo em constante mudança. As agências e marcas devem sempre observar essas mudanças constantes para se adaptarem. Por exemplo, neste ano, os vídeos de curta duração são populares entre os usuários de redes sociais, com mais da metade deles (51%) afirmando ter assistido a um vídeo curto (menos de 10 minutos) na última semana. No entanto, os vídeos mais longos (com mais de 10 minutos) ainda mantém a preferência, com 39% dos usuários afirmando terem assistido a um desses na última semana”, ressalta a especialista.

A diretora digital da Another acrescentou que o marketing em redes sociais é eficaz para a descoberta e pesquisa de marcas. Os consumidores descobrem novas marcas por meio de publicidade em redes sociais, recomendações ou comentários, e as atualizações nas páginas das marcas. Isso explica porquê as empresas devem dar importância aos seus perfis nas redes sociais, e não apenas atualizar seus feeds, mas acima de tudo, ter uma estratégia por trás.

Tem até data!

O contexto evolutivo das redes sociais é tão relevante que existe uma data global para celebrar esse movimento. Foi na última sexta-feira (30).

Chamada de Dia Mundial das Redes Sociais, a data foi criada pelo blog de notícias Mashable, um dos mais populares da internet, para reconhecer o impacto das redes em conectar, de forma simples e rápida, bilhões de pessoas todos os dias, a qualquer hora.

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